[2010] Interha – Taquara

DADOS DE IDENTIFICAÇÃO

Local: Grupo de Pesquisa INTERHA

Cidade: Taquara

Tipo de estágio: Básico II

Estagiários em 2010/II: Camila de Souza Sperandio (mila.sspe@gmail.com)

Equipe: Professora Ceres Faraco, Acadêmicos do curso de Psicologia Tamara, Celso Waschburger, Aline Colombo, Michele Haack e Camila Sperandio, Psicólogas Caroline Dominguez, Daniela Manique e Vanessa Marmitt.

Psicólogo Responsável: Professora Ceres Berger Faraco

Carga Horária: 4h semanais

Possui reuniões de Equipe: Sim, todas as segundas-feiras do mês

Possui seminários: Não

 

APRESENTAÇÃO DO LOCAL

O estágio básico II está sendo feito junto à equipe do grupo de pesquisa INTERHA, que é constituída por cinco acadêmicos de psicologia, por três psicólogas e também pela coordenadora do grupo de pesquisa, sendo ela professora da FACCAT. O grupo visa atender as crianças institucionalizadas no abrigo da cidade de Taquara, este sendo a Apromin. Para as intervenções participaram 15 crianças, estas entre 4 anos e 8 anos, sem ser necessário uma data mínima de abrigamento. Algumas dessas crianças passaram por avaliação médica e psicológica anteriormente, mas isso não foi realizado pelo grupo e sim por profissionais fora da instituição. Outras não passaram por essas avaliações, mas não foram impedidas de participar do projeto. O objetivo das intervenções para com essas crianças é a terapia mediada por cães, onde o grupo de crianças após concluir uma tarefa planejada antecipadamente pelo grupo interage com cães e seus donos (estes sendo voluntários). O número de cães que participam do projeto são 10, podendo variar a quantidade por intervenção. Já que se trata de uma participação voluntaria e não podemos obrigar o comparecimento de todos e sim de quem tem a disponibilidade para comparecer. Com isso o grupo planeja suas intervenções nas reuniões e já investiga quantos voluntários conseguiram comparecer na semana seguinte. Já foram realizadas atividades com desenhos, onde as crianças deveriam pintar um cão da forma que quisesse e após o termino da mesma o animal e seu dono, entraram na sala e as crianças brincaram com eles. Também foi realizada uma atividade com sucatas, onde pedimos para que a criança, com a ajuda dos membros do grupo, fazer brinquedos para os cães. Todas as crianças realizaram a atividade com animação, quando os cães entraram todas as crianças quiseram mostrar seus brinquedos feitos com sucatas. As intervenções do grupo seguiram estes parâmetros, primeiramente damos uma atividade para as crianças e após a mesma ser concluída pedimos para os cães e seus donos entrarem na sala para a interação das crianças com os mesmos. Não é possível prever como serão as intervenções seguintes, pois o grupo decide as mesmas em suas reuniões, estas que são feitas após a intervenção na instituição. As reuniões são realizadas no CESEP com membros do grupo e também com os voluntários e seus cães. Primeiramente fizemos a reunião com todos e em seguida somente com membros do grupo, pois assim podemos conversar assuntos pertinentes somente ao grupo. É possível afirmar que estou aprendendo muito com as intervenções realizadas na instituição, pois a mesma esta disponibilizando contato com outra realidade e também com outros casos que eu ainda não havia tido oportunidade de estar em contato. Também é possível verificar como o animal pode ajudar no desenvolvimento da criança, desenvolvendo suas habilidades, ajudando-os a ter mais atenção, ter responsabilidades, dentre outros e tudo isso com o incentivo de ter contato com o animal, este que devolve para a criança o carinho, atenção, afeto, dentre outros sentimentos.

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