Estágios

Estágios Básicos

Estágios Profissionais

Locais de Estágios

Coordenadora de Atividades de Estágios: Profª Alessandra Rodrigues Jacoby    E-mail: ale@faccat.br e Patrícia Manozzo Colossi E-mail: patriciacolossi@faccat.br

O Curso de Psicologia da FACCAT inclui, em sua matriz curricular, a realização de seis estágios supervisionados (informações relativas ao currículo 3). Esses estágios, divididos em básicos e profissionais, devem ser desenvolvidos ao longo do curso, perfazendo um total de 600 horas, distribuídas segundo o quadro abaixo:

Estágios supervisionados: pré-requisitos, distribuição curricular e carga horária.

Disciplinas

Pré-requisitos

Semestre

Carga Horária

Estágio Básico

EB-a

Estágio Básico em Observação de Fenômenos Psicológicos

– 72 créditos- Disc. Técnicas de Observação do Comportamento- Disc. Ética Profissional

52h

EB-b

Estágio Básico em Psicologia Social e da Saúde

– EB-a – Disc. Entrevista Psicológica e Psicologia dos Grupos

52h

EB-c

Estágio Básico em Psicologia Organizacional e do Trabalho

– EB-a – Disc. Entrevista Psicológica, Psicologia dos Grupos e Psicologia do Trabalho

52h

EB-d

Estágio Básico em Avaliação Psicológica

 

– EB-a- Disc. Introdução à Avaliação Psicológica, Entrevista Psicológica e Psicodiagnóstico

52h

Estágio Profissional

EP-I

– EB-a- EB-b- EB-c- 158 créditos

196h

EP-II

 

– EP-I

10°

196h

Carga horária total de práticas de estágio

600h

 

A partir do 5° semestre, após a conclusão de 72 créditos (incluindo as disciplinas de Técnicas de Observação do Comportamento e Ética Profissional), o aluno deve realizar o Estágio Básico em Observação de Fenômenos Psicológicos (EB-a) e, após perfazer este estágio, estará apto a cursar o Estágio Básico em Psicologia Social e da Saúde (EB-b), assim como Estágio Básico em Psicologia Organizacional e do Trabalho (EB-c). Para a realização do Estágio Básico em Avaliação Psicológica (EB-d) é necessário, além do EB-a, ter cursado a disciplina de Introdução à Avaliação Psicológica, Entrevista Psicológica e Psicodiagnóstico.

Os estágios básicos b, c e d podem ser realizados, de forma excepcional, no mesmo semestre, ou seja, o aluno poderá se matricular em até três estágios ao mesmo tempo. No entanto, essa decisão implica na necessidade de realizar no mesmo semestre a carga-horária de três estágios (156 horas) e todas as tarefas acadêmicas relativas a cada uma das atividades. Salienta-se que, nestas situações, para cada um dos estágios o aluno deverá ser supervisionado por um professor do curso de Psicologia, respeitando-se a carga-horária de supervisão acadêmica de cada estágio. Assim, se o aluno optar por realizar três estágios concomitantemente, terá que realizar três supervisões acadêmicas semanais, além dos trabalhos de cada uma das disciplinas. Além disso, é vetada a realização de práticas dos diferentes estágios no mesmo período em um mesmo local, com exceção dos estágios realizados no Centro de Serviços em Psicologia da FACCAT.

Cada um dos estágios básicos têm carga horária de 52 horas por semestre, totalizando 208 horas de atividades. Essas atividades envolvem tanto as experiências nos locais de estágio quanto as supervisões acadêmicas realizadas por docentes do curso, no transcorrer dos estágios.

Carga horária semanal dos Estágios Básicos:

3 horas no local + supervisão acadêmica (na FACCAT).

Os estágios básicos têm por objetivo o desenvolvimento de práticas integrativas das competências e habilidades previstas no núcleo comum. Com isso, os acadêmicos têm a oportunidade de exercitar a integração entre teoria e prática a partir do 5° semestre do curso, tornando-os mais preparados para a realização futura dos estágios profissionais.

Tendo concluído 158 créditos e cursado os Estágios Básicos a, b e c, o acadêmico pode iniciar seu Estágio Profissional I (EP-I) (196h), que tem seu objetivo pautado no desenvolvimento de atividades profissionais relativas à ênfase curricular escolhida, buscando solidificar as competências e habilidades construídas ao longo das disciplinas da ênfase. Após essa primeira experiência de estágio profissional, o acadêmico deve cursar a disciplina de Estágio Profissional II (EP-II) (196h), a qual sugere-se que seja realizada no semestre seguinte e no mesmo local onde desenvolveu o EP-I.

Carga horária semanal dos Estágios Profissionais:

12 horas no local + supervisão acadêmica (na FACCAT).

Ressalta-se que o EB-d poderá ser feito concomitantemente aos estágios básicos b e c e aos estágios profissionais. No entanto, recomenda-se que o mesmo não seja realizado no mesmo local dos demais, com exceção daqueles cursados no CESEP.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *