Trabalho de conclusão

Documentos Importantes – Graduação

Entende-se por Trabalho de Conclusão de Curso o resultado de investigação científica a ser desenvolvida nos últimos semestres do curso. Seu objetivo é produzir conhecimento científico sobre fenômenos ou processos psicológicos e subsidiar intervenções em contextos sociais, da saúde ou do trabalho, sendo possível propor inovações tecnológicas.

As Faculdades Integradas de Taquara adotam o Trabalho de Conclusão na forma de um estudo individual sobre uma temática de relevância científica e social, que visa a demonstrar os conhecimentos teóricos e práticos sobre um tema específico de livre escolha do acadêmico e consonante com os princípios norteadores do Projeto Pedagógico do Curso. O acadêmico deve buscar o assunto para o desenvolvimento do trabalho dentro de sua área de interesse, em conformidade com a linha de pesquisa do orientador com reconhecida competência na área em que será desenvolvido o trabalho.

Trata-se de um estudo de caráter obrigatório, com apresentação e defesa perante Banca Examinadora. A orientação do Trabalho de Conclusão de Curso é compreendida como atividade pedagógica de acompanhamento do discente no decorrer de seu desenvolvimento, de forma a proporcionar o desempenho de ações, princípios e valores inerentes à atuação profissional, de acordo com os objetivos e perfil profissiográfico do curso.

O Curso de Psicologia, em seu currículo, propõe o Trabalho de Conclusão a ser desenvolvido em duas disciplinas, em diferentes semestres: Trabalho de Conclusão I (TC I) e Trabalho de Conclusão II (TC II). Nesse sentido, na disciplina de TC I, o aluno opta pelo tema e desenvolve um projeto de pesquisa, que deverá ser apresentado em Banca de Pré-Qualificação ao final do semestre e reformulado mediante sugestão dessa, para posterior encaminhamento ao Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) e à Coordenação do Curso de Psicologia.

Na disciplina de Trabalho de Conclusão II, o aluno, já de posse do seu projeto aprovado pelo CEP, executa a pesquisa e elabora um documento em formato de artigo final, de acordo com as normas adotadas pela Instituição. Esse artigo, ao final da disciplina de TC II, é apresentado em Banca Examinadora para defesa perante os examinadores, para a emissão de um conceito final.

O orientador de Trabalho de Conclusão de Curso deverá ter pós-graduação e ser docente nas Faculdades Integradas de Taquara. Competem-lhe as seguintes atribuições:

Em reunião realizada com todos os alunos matriculados na disciplina de TC I, são esclarecidos os papéis de cada ator no processo de orientação. Assim, cabe ao acadêmico:

Compete ao professor das disciplinas de Trabalho de Conclusão I e II as atribuições que seguem abaixo:

Os critérios de avaliação e obtenção de conceito final levam em consideração aspectos formais, de conteúdo e de apresentação oral, os quais devem ser pontuados pelos avaliadores, tanto na Banca de Pré-Qualificação, como na Banca Final. Tais critérios de avaliação estão representados em um formulário construído e aprovado pelo Colegiado do Curso, com um sistema de pontuação correspondente a cada categoria. Ao final da Banca de Pré-Qualificação, é emitida uma nota conjunta do projeto apresentado, formulada a partir da média de todas as notas recebidas. Na Banca Final, a nota final conduzirá a um conceito correspondente ao mérito da produção do acadêmico.

A Instituição tece esforços no sentido de viabilizar a publicação, através de livros e artigos, bem como divulgar, em jornais de circulação na região de abrangência da IES, os principais resultados dos trabalhos que obtêm destaque em suas avaliações.