[2010] Cesep (Psicodiagnóstico) – Taquara

DADOS DE IDENTIFICAÇÃO

Local: CESEP – Centro de Serviços em Psicologia

Cidade: Taquara / RS

Tipo de estágio: Básico II

Estagiários em 2010/II: Camila Gregio de Souza (camilagregio@hotmail.com)

Caroline Gabriela de Souza (radioclincarol@hotmail.com)

Thainá da Rocha Silva (thaina_rs@yahoo.com.br)

Equipe: Prof. Ms. Jefferson Silva Krug e estagiários de Psicologia do CESEP

Psicólogo Responsável: Prof. Ms. Jefferson Silva Krug

Carga Horária: 4 horas semanais, sendo 2 horas de supervisão local, 1 hora de atendimento clínico e 1 hora para leituras e confecção de relatos

Possui reuniões de Equipe: Sim, semanalmente entre estagiários e supervisor

Possui seminários: Sim, foram realizados seminários entre o grupo, no qual foram estudados textos referentes as etapas do psicodiagnóstico.

 

APRESENTAÇÃO DO LOCAL

O estágio apresentado consiste em uma prática em psicodiagnóstico, supervisionado pelo professor Jefferson Silva Krug, contando também com a presença durante as supervisões de duas estagiárias que realizam o estágio profissional II no CESEP, bem como de um estagiário que realiza estágio básico II no CESEP, porém em outro projeto, havendo assim uma troca de experiências e uma rica discussão sobre os casos atendidos. A atividade desenvolvida atende a demanda de escolas da rede pública do município de Taquara, caracterizadas por famílias de baixa renda, que solicita ao CESEP a avaliação psicológica de alunos que apresentam problemas na escola, sejam estes de comportamento ou de dificuldades de aprendizagem. Para tal, cada estagiária se responsabiliza por um caso individualmente, e a partir dos atendimentos realizados, discutimos e trocamos idéias durante as supervisões, visando a compreensão do funcionamento global de cada criança atendida, bem como a integração da prática com os pressupostos teóricos estudados em aula. Durante o estágio, são realizadas entrevistas com os pais da criança, entrevista com a escola e professores, entrevista com as crianças atendidas, através da hora do jogo, aplicação de testes quando se fizer necessário, e por fim, ocorrem as entrevistas de devolução para os pais, para a criança, e também para a escola. No final do processo, elaboraremos um parecer e um laudo psicológico sobre o caso, que ficará arquivado no CESEP para ser consultado sempre que necessário, bem como, em casos de ser efetivado algum encaminhamento para posterior atendimento no CESEP, o próximo estagiário profissional poderá partir deste documento, que já detalhará o caso. Um importante fator a ser destacado dentre os maiores aprendizados ao se realizar estágio no CESEP é o contato com os supervisores, que além de altamente capacitados, estão sempre disponíveis para sanar nossas dúvidas e inseguranças, facilitando a realização de todo o processo e nos fazendo sentir mais seguros e capazes ao agir. Este estágio está sendo uma grande oportunidade para nós, uma vez que estamos tendo contato prático com todo o processo de um psicodiagnóstico, vivenciando cada etapa de forma clara, o que torna essa experiência um excelente caminho para nos sentirmos mais seguras para o estágio profissional e gerando também um grande amadurecimento enquanto acadêmicas, uma vez que está sendo o nosso primeiro contato prático com pacientes. Realizar com competência um psicodignostico é visto por nós como uma habilidade essencial para um psicólogo, indiferentemente da linha teórica ou área que pretenda seguir. Desta forma, a experiência proporciona a aquisição de um conhecimento indispensável, e através desta, estamos podendo desenvolver habilidades inerentes a postura profissional de um psicólogo, das formas de realização de uma boa entrevista, bem como estamos podendo relacionar diferentes disciplinas do curso, aplicando-as na prática.

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