Apresentação

Curso de Psicologia da FACCAT oferece em sua estrutura curricular a possibilidade de formação de futuros psicólogos para atuarem em diversas áreas do conhecimento científico. Dentre essas áreas, o profissional formado nesta instituição terá especial conhecimento sobre questões relativas ao campo social, da saúde e do trabalho.

A prática profissional do psicólogo contempla a utilização de teorias, métodos e técnicas da psicologia nas múltiplas instituições em que são empreendidas ações sociais e de saúde, como hospitais e ambulatórios gerais, unidades básicas de saúde, escolas, creches, instituições e outras organizações, sejam públicas, não governamentais ou de controle privado. O psicólogo pode, ainda, atuar junto a área do trabalho, estando, desta forma, comprometido com desenvolvimento de cada integrante da organização onde está atuando, valorizando o trabalho em equipe e a busca de melhor qualidade de vida no ambiente laboral.

Para preparar o futuro profissional Psicólogo para atuar em todas essas áreas, o Curso de Psicologia da FACCAT oferece uma formação voltada para a maior compreensão do significado do comportamento humano nos contextos de interação. O egresso do curso estará capacitado a atuar de maneira crítica, reflexiva e ética nos mais variados campos de trabalho profissional. A proposta do curso objetiva levar o aluno a compreender, problematizar a ampliar os modos tradicionais de atuação do Psicólogo, buscando desenvolver novas formas de intervenção multidisciplinar sobre as demandas populacionais através de projetos de extensão e pesquisa junto à comunidade.

Duração de 10 semestres

Compreende como parte do processo de formação a prática de Estágio Supervisionado, oportunizando que os alunos entrem em contato com situações, contextos e instituições relacionadas às duas ênfases do curso (Social/Saúde e Organizacional/Trabalho).

Estrutura Física

Em termos de estrutura física e aparato didático, o Curso de Psicologia da FACCAT dispõe do Laboratório de Avaliação Psicológica, que oferece aos alunos do curso materiais necessários para a realização procedimentos de diagnóstico psicológico; Laboratórios de Neuroanatomia Neurofisiologia que oferecem espaço e infra-estrutura para aquisição de conhecimentos e prática de experiências na área das ciências biológicas.

Comunidade

Além disso, o curso oferece para a comunidade, atendimento psicológico e demais serviços na área da psicologia, através do CESEP – Centro de Serviços em Psicologia. O CESEP disponibiliza serviços de psicoterapia individual, de casal e familiar, grupos terapêuticos e de apoio, palestras na comunidade, além de atividades acadêmicas, incluindo oficinas, congressos, eventos científicos.

Professores

Todos os professores do curso são Mestres ou Doutores em suas áreas de conhecimento, o que oportuniza maiores trocas de conhecimento em sala de aula. O curso oferece, ainda, aprimoramento contínuo através de atividades complementares como eventos científicos, visitas técnicas, grupos de pesquisa, jornadas, cursos de extensão e palestras.

Niap

As atividades de integração entre alunos, professores e comunidade são realizadas pelo Núcleo de Integração dos Alunos da Psicologia – NIAP e apoiadas pela Coordenação do Curso de Psicologia. O NIAP oferece um espaço para a troca de informações e experiências entre os acadêmicos do curso, auxiliando na seleção de temas e áreas de interesse dos alunos para palestras e cursos de extensão. Além disso, a parceria entre NIAP e Coordenação de Curso promove eventos como a “Gincana Psi”, “Professores na Cozinha”, “Festa Universitária”, “Assembleia de Alunos” e “Jornada Científica”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *