Estágios Profissionais

Os Estágios Profissionais caracterizam-se pelo desenvolvimento de atividades supervisionadas quanto à prestação de serviços psicológicos, desenvolvidos em um contexto de exercício profissional efetivo, pertinentes à ênfase escolhida pelo aluno. Desta forma, as atividades realizadas no local devem permitir o desenvolvimento das habilidades e competências concernentes à ênfase curricular escolhida já descritas neste Projeto Pedagógico. Estão planejados para serem realizados em dois semestres, com carga horária assim distribuída: Estágio Profissional I – 196 horas (9º semestre) e Estágio Profissional II – 196 horas (10º semestre). Portanto, a carga horária total dos estágios profissionais é de 392 horas.

Tal qual ocorre nos estágios básicos, os alunos, nos estágios profissionais, desenvolvem suas atividades no local de estágio e participam de supervisões acadêmicas semanais na Faccat. Nos estágios profissionais, por outro lado, há uma exigência que não se faz presente nos estágios básicos: o local de estágio deve disponibilizar um profissional psicólogo, devidamente registrado junto ao Conselho Regional de Psicologia, para supervisionar o aluno, semanalmente, em suas atividades. Cada aluno, portanto, participará, semanalmente, de duas supervisões: a local (realizada pelo psicólogo do local) e a acadêmica (realizada por um professor do Curso de Psicologia da Faccat que tenha formação em Psicologia e esteja registrado junto ao CRP), as quais têm objetivos diferenciados. A supervisão local tem como objetivo principal orientar o aluno em relação às intervenções que realiza em seu local de estágio, sendo responsabilidade legal deste supervisor as atividades realizadas pelo aluno. A supervisão acadêmica, por outro lado, visa acompanhar e avaliar o aluno nessa etapa de sua formação, garantindo que esse possa aproveitar ao máximo sua experiência de estágio, auxiliando-o nas reflexões oriundas da prática de campo e orientando-o na produção dos trabalhos acadêmicos necessários a realização da disciplina.

O formato da supervisão acadêmica nos estágios profissionais assemelha-se ao formato praticado nos estágios básicos, ou seja, ocorre semanalmente, nas dependências da Faccat, em grupos de até 6 alunos, com duração de 1h30min. Dependendo das demandas do grupo, o professor supervisor pode dividir os alunos em duplas ou trios, mantendo a proporção de 15 minutos por aluno. Com isso, garante-se um atendimento mais particularizado às diferentes necessidades dos acadêmicos, sem que seja perdida a valiosa troca de experiências entre os alunos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *