VII Jornada do Curso de Psicologia

A sétima edição da Jornada Científica do Curso de Psicologia das Faculdades Integradas de Taquara (Faccat) ocorreu de 25 a 27 de agosto, no campus, enfocando temas do “Cotidiano na Saúde Pública”.

O evento iniciou na última quinta-feira, dia 25 de agosto, com vários workshops ministrados por palestrantes de diferentes áreas. As atrações da sexta-feira, dia 26 de agosto, incluíram coquetel e apresentação dos pôsteres de trabalhos dos acadêmicos de Psicologia, além da conferência de abertura oficial da Jornada Científica, à noite, sobre “Saúde Mental e o Papel da Rede de Atenção Psicossocial”, proferida pela psicóloga Michelle Birnfeld da Luz, coordenadora do Centro de Referência Especializado em População em Situação de Rua, de Esteio, que fez um relato de experiência da sua prática profissional.

Na mesma ocasião a bolsista da coordenação do curso de Psicologia, Paula Fernanda de Andrade, declamou uma poesia em homenagem à professora Loiva Maria de Boni Santos, falecida em julho passado.

No sábado, 27 de agosto, data comemorativa ao Dia do Psicólogo, ocorreu uma mesa-redonda, pela manhã, enfocando o cenário da saúde mental na região, com as psicólogas das redes de atendimento da região, Alessandra Heller dos Reis (Igrejinha); Bruna Detoni (Taquara); Jaqueline Oerle (Nova Hartz) e Janine Palodetti (Canela), que debateram sobre especificidades e demandas da rede de atenção em saúde na região. Na sequência, houve apresentação dos trabalhos dos acadêmicos do curso, na modalidade “Temas Livres”.

A Jornada Científica da Psicologia prosseguiu com o “Churras Psi – Edição Salsipão”, promovido e organizado pelo Núcleo de Integração dos Alunos da Psicologia – NIAP. O momento oportunizou integração e descontração entre os participantes.

À tarde, a conferência de encerramento foi ministrada pelo psiquiatra Frederico Duarte Garcia, professor da Faculdade de Medicina da UFMG, onde lidera o Núcleo de Pesquisa em Drogas, Vulnerabilidade e Comportamentos de Risco à Saúde. Ele relatou sua experiência junto ao grupo de estudos e seus projetos, entre os quais a realização do mapeamento dos moradores de rua em situação de vulnerabilidade do Mato Grosso do Sul.

No final do encontro, houve a premiação dos melhores trabalhos apresentados pelos acadêmicos, que receberam o certificado “Prêmio Loiva Maria de Boni Santos”, homenagem póstuma à professora do curso e uma das organizadoras da Jornada Científica deste ano.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *