Aula Inaugural

Prezados professores e alunos do Curso de Psicologia da FACCAT

Convidamos todos a participar da Aula Inaugural do Curso de Psicologia, que ocorrerá no dia 07/03/2013, às 19h30min, no Auditório do Prédio A da nossa Instituição.

Neste semestre o tema a ser tratado será a “Psicodinâmica do Trabalho e suas implicações para o entendimento da violência no trabalho”, em preparação para o Congresso Brasileiro de Psicodinâmica e Clínica do Trabalho (http://www.congressopsicodinamica.com.br/Site/) que ocorrerá em Gramado no mês de outubro deste ano. As convidadas que debaterão o tema serão:

– Dra. Janine Monteiro – Psicóloga (UFRGS), Mestre e Doutora em Psicologia (UFRGS). Professora na Graduação e no Mestrado em Psicologia da UNISINOS. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Fatores Humanos no Trabalho, atuando principalmente nos seguintes temas: trabalho e saúde mental e avaliação psicológica

– Dra. Daiane Dal Pai – Enfermeira (UFSM), Mestre e Doutora em Enfermagem (UFRGS). Professora da Escola de Enfermagem da UFRGS. Membro de grupo de pesquisa em Saúde Ocupacional (GISO/UFRGS). Atua na área do Cuidado ao Adulto, principalmente nos seguintes temas: Saúde do Trabalhador (saúde e adoecimento relacionados ao trabalho, recursos humanos em saúde, contexto laboral das Urgências e Emergências) e assistência de enfermagem em clínica-cirúrgica.

– Dda. Carla Bottega – Psicóloga (PUCRS), Especialista em Saúde e Trabalho (UFRGS), Mestre em Psicologia Social e Institucional (UFRGS) e Doutoranda em Psicologia (UFRGS). Professora Substituta no Bacharelado em Saúde Coletiva (UFRGS). Integrante do Laboratório de Psicodinâmica do Trabalho PPGPSI/UFRGS. Possui experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Social. Atua em temática da Saúde Mental e Trabalho, Prevenção e Humanização em Saúde

Inicialmente, teremos a apresentação dos fundamentos teóricos da Psicodinâmica do Trabalho que embasam a compreensão dos fenômenos psicológicos vivenciados nos ambientes de trabalho. Após, será apresentada a tese de doutorado intitulada “A violência no trabalho em Pronto Socorro: implicações para a saúde mental dos trabalhadores”. Por fim, serão abordados temas como  assedio, patologias da solidão e patologias sociais e como desenvolver uma clinica no SUS para o atendimento destas novas patologias aos trabalhadores.

Contamos com a presença de todos!

Aproveitamos para desejar um excelente semestre à comunidade acadêmica!

COORDENAÇÃO DO CURSO

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *