Acadêmicos do Curso de Psicologia são premiados em concurso!

Boa tarde!

Com muita alegria recebemos essa notícia…

A Sociedade de Psicologia do RS promoveu durante o ano de 2017 o XVIII Prêmio Estudante e IV Prêmio Recém-Formado.
O Prêmio Estudante é um concurso destinado aos acadêmicos de psicologia com o objetivo de incentivar a produção científica, contemplando trabalhos realizados durante a graduação. E o Prêmio Recém-Formado, é direcionado a profissionais formados há até dois anos, valorizando suas monografias e trabalhos de conclusão.
Esta é uma premiação oferecida pela Sociedade de Psicologia com caráter científico como pesquisas, monografias, ensaios críticos, estudos exploratórios, apresentados em forma de artigo, realizados individualmente ou em equipe, durante os estágios ou disciplinas do curso de Psicologia.
Nossos alunos da graduação se inscreveram para concorrer ao Prêmio Estudante e deram show! Nesta categoria o 1º,
2º e 3º lugar foram premiados com trabalhos desenvolvidos pelos acadêmicos do Curso de Psicologia da Faccat:

1º Lugar: Profissionais da Saúde e a desafiadora tarefa de lidar com a morte. Autora: Paula Maiara dos Santos.

2º Lugar: Reabilitação Profissional – uma análise da eficácia a partir dos seus participantes. Autor: Rodrigo Müller Ebling.

3º Lugar: Percepção dos usuários de drogas sobre o tratamento em um Centro de Reabilitação Psicossocial. Autor: Julio César Travi Wortmann

Queremos parabenizar aos acadêmicos que fizeram este excelente trabalho e a todos professores que se dedicam juntamente aos alunos para que os resultados sejam os melhores!
Parabéns!
O Curso de Psicologia da Faccat tem muito orgulho de seus alunos e Mestres!

XVIII Prêmio Estudante

Aula Interdisciplinar

     No dia 25 de setembro do corrente ano, as professoras do Curso de Psicologia, Ana Paula Lazzaretti e Roberta Salvador, uniram suas turmas de Psicologia Social e Psicologia e Situações de Vulnerabilidade para abordar um assunto pertinente da atualidade: Preconceito e violência contra homossexuais.
A aula “Preconceito e violência contra homossexuais: qual o meu papel enquanto psicólogo(a)?” foi ministrada pela psicóloga e doutoranda Priscila Lawrenz. A convidada iniciou a palestra explicando conceitos chave em relação à temática como gênero, sexo, orientação sexual, entre outros. Abordou questões históricas relacionadas à homossexualidade. Também trabalhou conceitos como preconceito, estereótipos e homofobia. Apresentou, ainda, um panorama das leis, em âmbito nacional e mundial, relativas á garantia e violação de direitos do público LGBTT (Lésbicas, gays, bissexuais, transgêneros e travestis). Demonstrou que, em muitos países, prevalece o desrespeito a tal público. Sobre o Brasil, a palestrante salientou que apesar de uma legislação avançada e de ser considerado um país que respeita tal público, há um alto índice de violência contra o público LGBTT, situação apresentada a partir de reportagens e um vídeo que evidenciam tais práticas preconceituosas e violentas. A convidada abordou também a situação que, nas últimas semanas, foi bastante comentada nas diversas mídias a respeito da situação ocorrida no Distrito Federal em que um juiz concedeu uma liminar, permitindo a prática de tratamento para reorientação sexual (“cura gay”), medida que contraria a Resolução 01/99 do Conselho Federal de Psicologia (CFP). Finalizou sua fala, ressaltando que, desde 1990, a homossexualidade deixou de ser considerada um transtorno pela Organização Mundial da Saúde, de maneira a instigar, no público presente, o debate acerca do papel da Psicologia no acompanhamento do público LGBTT.

image