Aula Inaugural do Curso de Psicologia

   AULA INAUGURAL DO CURSO DE PSICOLOGIA

 

Na noite de 18 de março ocorreu no Auditório da FACCAT a Aula Magna de 2014.1, ministrada pela presidenDSC02413te da ABEP (Associação Brasileira de Ensino de Psicologia) Dra. Ângela Soligo. Psicóloga, Docente da Unicamp há 16 anos, Ângela possui ampla trajetória acadêmica, como pesquisadora no Grupo de Estudos e Pesquisa Diferenças e Subjetividades em Educação.

Além da ABEP, Ângela também está vinculada à ABRAPEE – Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional e à ABRAPSO – Associação Brasileira de Psicologia Social e em sua atuação profissional fez opção pelo campo da educação. A palestrante iniciou sua fala retomando aspectos históricos da Psicologia no Brasil, enfocando o vínculo desta área com a educação e resgatando também elementos das diretrizes que normatizaram a formação nos cursos de Psicologia no país, desde a regulamentação da profissão de psicólogo em 1962.

Ângela destacouDSC02427 que já em 1857, no Colégio Pedro II – RJ, se reconhecia a Psicologia como um conjunto de saberes que tinha relevância para formação da juventude. Desde então, a Psicologia se mantém em todos os cursos de formação de professores e também compõem a formação em vários cursos superiores como: Direito, Medicina, Enfermagem, Administração, Fisioterapia, Sociologia, Nutrição, Arte, entre outros.

Este reconhecimento histórico da Psicologia como conteúdo relevante para formação foi intensificado com a obrigatoriedade da disciplina de Psicologia no Ensino Médio e nos Cursos Técnicos. Com a atual política de ampliação dos cursos técnicos no Brasil, vê-se então que a Psicologia tem neste segmento um campo de trabalho bastante fecundo.

Pela legislação vigente, conforme as Diretrizes atualizadas em 2011, o professor da disciplina de Psicologia deve ser psicólogo. Assim, a Licenciatura em Psicologia surge como uma possibilidade para todos os acadêmicos do bacharelado em Psicologia, sendo então opcional aos acadêmicos em curso (e egressos de Psicologia) e uma obrigatoriedade para todas as IES do país que ofertam o Curso de Psicologia.

Ângela destacou esta possibilidade do futuro psicólogo formar-se também docente, com a licenciatura na área de Psicologia para cursos de nível médio e técnico, como a abertura de um novo campo de atuação, fortalecendo a Psicologia no campo da educação, contribuindo para o desenvolvimento da juventude, com vários aspectos a trabalhar junto aos jovens, fazendo-o entender sua subjetividade, seus conflitos, além de temas como preconceito/afetividade/sexualidade, entre outros.

Foi reforçado que a Psicologia construiu, ao longo dos anos, relevantes conteúdos com potencial formador, isto é, um conjunto de conhecimentos e saberes extremamente significativos para formação de jovens e também de professores. Ângela citou que alguns licenciados em Psicologia têm desenvolvido atividades junto à formaçDSC02411ão de monitores da Educação Infantil, entre outras tarefas relativas à formação de educadores.

Em suma, o trabalho do licenciado em Psicologia junto às escolas representa a presença do psicólogo para entender a cultura escolar, as políticas públicas relacionadas ao contexto, bem como uma oportunidade para se trabalhar de fato aspectos psicológicos e não apenas a Psicologia do senso comum. Como citado pela palestrante: o trabalho sobre sexualidade junto aos jovens será desenvolvido numa perspectiva estrutural/funcional se desenvolvido por professores da área de Biologia, por exemplo, mas sendo tratado por um docente licenciado em Psicologia poderá abarcar conflitos, medos e outros aspectos psicológicos intrincados no tema da sexualidade.

Encerrando o evento, a Coordenadora do Curso de Psicologia, professora Silvia Pinheiro Coiro, explicitou que a Licenciatura em Psicologia já está delineada junto ao currículo 3 (vigente desde o início do ano letivo de 2013) e que a oferta desta possibilidade aos acadêmicos em curso se dará a partir do 5º semestre, a partir da experiência junto à disciplina de Psicologia Escolar. O detalhamento da efetiva implantação de matriculados em Licenciatura, bem como da abertura de vagas para egressos nesta modalidade, será ainda deliberado em reuniões do Colegiado de Curso e a solicitação para cursar as disciplinas da Licenciatura deve ser feita junto ao protocolo da Instituição.DSC02428