DADOS DE IDENTIFICAÇÃO
Local: SADAD (Serviço de Atenção a Dependência de Álcool e Outras Drogas)
Cidade: Taquara
Tipo de estágio: Estágio Básico II
Estagiários em 2010/II: Simone N. Braga e-mail: simone.neitzke@hotmail.com
Equipe Técnica: 1 médico clínico geral; 2 psicólogos; 1 assistente social; 2 estagiários de psicologia; 1 arte terapeuta.
Equipe Administrativa: coordenadora administrativa; 1 auxiliar administrativo;
1 auxiliar de serviços gerais
Psicólogo Responsável: Daniela De Negri
Carga Horária: Quatro horas semanais
Possui reuniões de Equipe: Sim, uma reunião semanalmente.
Possui seminários: Sim, um mensalmente.
APRESENTAÇÃO DO LOCAL
O SADAD é um ambiente onde o indivíduo dependente químico pode ser acolhido e tratado de acordo com sua demanda, respeitando sempre o nível e a gravidade do problema apresentado por cada usuário, observando, assim, a individualidade de cada paciente. Regularmente se é mantido contato com o psicólogo e coordenador administrativo do SADAD. A população atendida pela equipe do SADAD é toda e qualquer pessoa que encaminhada pela rede de saúde do município, bem como, qualquer pessoa que buscar atendimento para si ou para terceiros, com qualquer tipo de demanda psicosocial envolvendo o uso ou abuso de álcool e outras drogas. É feita a acolhida com a pessoa, que se caracteriza, portanto por uma entrevista inicial, onde é realizada a anamnese, para que, a partir dessa possa ser determinado o tipo de atendimento necessário para cada usuário, respeitando suas necessidades e visando sempre seu bem estar, bem como a minimização dos riscos à saúde. O paciente, portanto, que permanecer em atendimento poderá beneficiar-se de acompanhamento psicológico, clínico, assistencial, psicoterapia de grupo, psicoterapia individual e participar das oficinas diárias realizadas pela equipe do SADAD. É estabelecido o vínculo, que é a relação de confiança entre o paciente e sua família com os profissionais da equipe, se busca estabelecer desde o inicio do atendimento através das intervenções. O processo de vinculação, portanto, se dá a partir do momento em que o paciente inicia as atividades propostas após o acolhimento, e, sente-se amparado pela equipe que o atende. Com o estabelecimento do vinculo, é possível indicar ao paciente o tratamento que melhor se enquadre a sua demanda. A equipe do SADAD é multidisciplinar, ou seja, composta por diferentes profissionais, que têm como base o trabalho interdisciplinar que visa correlacionar e integrar as diferentes especialidades. As reuniões de equipe são semanais para que todos os membros possam estar integrados e na busca de melhorias para o atendimento dos usuários e seus familiares. A integração da equipe também é fundamental para a resolução de possíveis intercorrências advindas do trabalho realizado com os usuários do serviço, bem como da própria equipe. Além de pautar seu trabalho na interdisciplinaridade dentro da própria equipe, o serviço também está integrado com as demais instituições com quem trabalha. Considera-se fundamental o contato direto com as demais equipes, pois, através dessa integração é possível acompanhar a evolução dos casos encaminhados, para que posteriormente se possa dar continuidade ao tratamento. Todo usuário do serviço tem um plano terapêutico individualizado que serve para nortear o trabalho da equipe, para que possa avaliar o processo terapêutico do usuário durante o tratamento. Ao ser acolhido por um dos membros da equipe, o usuário passa posteriormente por uma triagem, através da qual será direcionado o plano terapêutico do paciente. Faz parte deste plano terapêutico, além das indicações para tratamento do próprio usuário, uma proposta para acompanhamento da família. Dentro desta proposta são estabelecidas algumas combinações entre o serviço, familiares e pacientes para melhor funcionamento do mesmo. As atividades que fazem parte do plano terapêutico são psicoterapia individual, psicoterapia de grupo, atendimento clínico, grupo para apoio aos familiares dos usuários e oficinas terapêuticas.