[2009] Apae – São Franscisco de Paula

DADOS DE IDENTIFICAÇÃO

Estagiários em 2009/II: Raquel Córdova Alves (raquel@megaway.com.br)

Equipe: uma psicóloga; uma coordenadora; uma secretária; uma assistente social; uma fonoaudióloga; uma fisioterapeuta; uma terapeuta ocupacional; uma arte terapeuta; cinco professoras; duas serventes; uma merendeira; um estagiário; um auxiliar de transporte.

Profissional Responsável: Melissa de Souza Barbosa (Psicóloga)

Carga Horária: 4 horas semanais

Possui reuniões de Equipe: Sim, semanalmente.

Possui seminários: Sim, esporadicamente.

 

APRESENTAÇÃO DO LOCAL

A APAE é uma entidade que atende crianças, adolescentes e adultos com deficiência mental ou múltipla, nas áreas da Educação, Saúde e Assistência Social. Sobrevive com o apoio da comunidade de São Francisco de Paula, através de doações e auxílio nas promoções. Também conta com convênios com os governos municipal, estadual e federal, além de outras entidades. Atende cerca de 80 pessoas através de profissionais de diversas áreas.

Durante o estágio na Apae de São Francisco estou mantendo contato mais constante com a Psicóloga a Assistente social e a Terapeuta Ocupacional, apesar de todos os profissionais darem bastante abertura para acompanhar todas as atividades realizadas com os alunos. A população atendida pela instituição é constituída por crianças, adolescentes e adultos com problemas mentais, das quais, a maioria também apresenta outros tipos de problemas, tais como deficiência física.

Estou no período de observação e familiarização com os profissionais e as atividades realizadas na instituição, para após poder elaborar um projeto de intervenção que possa beneficiar os usuários do serviço. Dentre as atividades que eu tenho tido a oportunidade de acompanhar, estão dois grupos de jovens, coordenado pela psicóloga; oficina com a terapeuta ocupacional; Ioga; aulas de computação; passeios; arte terapia e oficinas realizadas pelas professoras.

O papel do psicólogo é ajudar a elaborar estratégias que promovam o crescimento interno, autonomia e independência pessoal. Assim, a atuação do psicólogo se dá em proporcionar a aceitação do indivíduo e valorização de seus pontos positivos, e ao mesmo tempo estabelecimento de limites e conscientização de suas áreas de dificuldade.

Tem sido uma experiência maravilhosa poder acompanhar as atividades, observar a dedicação dos funcionários e a felicidade dos usuários durante o período que estão na Apae, principalmente pelas amizades que existem entre eles e a liberdade que existe na instituição, da qual eles não possuem em casa. A pessoa com deficiência tem as mesmas necessidades de qualquer outro indivíduo. Ele necessita ser amado, valorizado e sentir-se participante do grupo familiar e social. Incentivado pode tornar-se um adulto integral e produtivo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *