As atividades de campo, realizadas pelos acadêmicos nos locais de estágio previstas para o Estágio Básico em Observação de Fenômenos Psicológicos (EB-a), cujo foco reside na observação direta de situações nas quais o psicólogo possa intervir, devem contemplar, ao menos, uma das seguintes possibilidades:
a) pesquisa científica;
b) observação em situação natural;
c) observação de atividades profissionais.
No Estágio Básico em Psicologia Social e da Saúde (EB-b) e no Estágio Básico em Psicologia Organizacional e do Trabalho (EB-c), por sua vez, está prevista, além das atividades de observação, a realização de uma intervenção breve, como por exemplo:
a) pesquisas de levantamento de dados e devolução de resultados;
b) planejamento e coordenação de encontros em atividades de grupo;
c) entrevistas de acolhimento e triagem;
d) ações de orientação profissional;
e) aplicação e correção de testes psicológicos;
f) planejamento e coordenação de oficinas e palestras;
g) atividades de psicoeducação (com gestantes, pais, alunos, funcionários);
h) avaliação de desempenho;
i) diagnóstico organizacional;
j) atividades de consultoria;
k) análise funcional;
l) ações de recrutamento e seleção de pessoas;
m) ações de desenvolvimento de grupos e equipes;
n) ações de reabilitação psicológica;
o) participação na construção e desenvolvimento de políticas públicas.
No Estágio Básico em Avaliação Psicológica (EB-d) o acadêmico deverá desenvolver uma ou mais atividades de avaliação psicológica, de acordo com o plano desenvolvido junto com o supervisor acadêmico no início do semestre. Entende-se por atividade de avaliação psicológica toda ação que utilize instrumentos de coleta de informações (entrevista, observação, dinâmica, teste psicológico, pesquisa documental, entre outros), apoiado em teorias psicológicas e fundamentado nos preceitos éticos da profissão, com fim diagnóstico, visando a elaboração de uma compreensão sobre as características do funcionamento psicológico de indivíduos ou grupos. As atividades poderão ser desenvolvidas nos mais variados campos do exercício profissional do psicólogo como escolas, clínicas, empresas, clubes, Organizações Não Governamentais, entre outros. O Estágio Básico em Avaliação Psicológica deverá ser possibilitar a confecção de, no mínimo, um documento psicológico oriundo de um dos processos de avaliação realizados durante o semestre, levando em consideração a Resolução do Conselho Federal de Psicologia referente ao tema.
Todas as atividades breves dos estágios básicos devem ser planejadas sob a orientação dos supervisores acadêmicos dos estágios, dos quais é exigida formação em Psicologia. Além disso, as atividades devem ser acompanhadas pelos responsáveis dos locais, que não precisam ter formação em Psicologia. Portanto, embora não seja obrigatório, ressalta-se que é desejável que os alunos realizem seus estágios em locais onde possam contar com a supervisão local de um profissional psicólogo, especialmente no EB-d. Assim, o supervisor acadêmico, juntamente com o supervisor local, avaliará se as intervenções são compatíveis com as competências teórico-práticas do aluno e estão em consonância com a demanda dos locais onde o estagiário desenvolverá suas práticas.
Além de envolver-se em uma ou mais atividades de campo anteriormente citadas, o aluno deverá, nos estágios básicos, realizar tarefas concernentes às exigências acadêmicas. Tais tarefas incluem a produção de diários de campo, participação reflexiva nos encontros de supervisão, redação de artigos, elaboração de laudos e pareceres, entre outras. A especificação precisa das tarefas a serem cumpridas, bem como os prazos para seu cumprimento, é discutida entre supervisor acadêmico e aluno, logo no início do semestre letivo.
A supervisão acadêmica ocorre semanalmente, em grupos de até 6 (seis) alunos. A duração de cada encontro de supervisão é de 1h30min. Contudo, o supervisor acadêmico, em decisão conjunta com os alunos, pode, de acordo com as demandas, dividir o grupo maior em subgrupos com menos integrantes (duplas ou trios), mantendo a proporção de 15 minutos por aluno. Da realização do Estágio Básico em Avaliação Psicológica (EB-d), exigir-se-á a proporção de 30 minutos por aluno quando o local de estágio não possuir profissional com formação em Psicologia, devidamente registrado no Conselho Regional de Psicologia, que seja responsável direto pela prática de avaliação realizada pelo aluno. Havendo este profissional no local, manter-se-á a regra de 15 minutos de supervisão acadêmica semanal por aluno. Assim, quando for necessário ampliar o tempo de supervisão acadêmica no EB-d em virtude da ausência de profissionais psicólogos nos locais de estágios, o supervisor acadêmico será remunerado de acordo com esta necessidade.
Os encontros semanais de supervisão, que ocorrem nas dependências da Faccat, propiciam a troca de experiências, permitindo que os alunos conheçam e analisem criticamente as diferentes realidades da comunidade. Adicionalmente, é por meio da supervisão acadêmica que o professor acompanha e auxilia os alunos quanto à elaboração dos trabalhos acadêmicos e à realização das atividades no local de estágio, visando à integração dos conhecimentos teórico-práticos desenvolvidos durante o curso.