DADOS DE IDENTIFICAÇÃO
Local: WP Centro de Psicoterapia Cognitivo Comportamental
Cidade: Porto Alegre
Tipo de estágio: Estágio Profissional
Estagiários em 2010/II: Rossana Andriola Pereira – rossanaandriola@gmail.com
Equipe: Psicólogos, estagiários de outras instituições, estagiários da Especialização, psiquiatras.
Psicólogo Responsável: Luciane Benvegnú Piccoloto
Carga Horária: 20 horas
Possui reuniões de Equipe: Não.
Possui seminários: Sim, mensalmente.
APRESENTAÇÃO DO LOCAL
O estágio clínico na WP é realizado em parceria com a OSICOM, que consiste em uma instituição sócio-educativa filantrópica, a qual atende crianças e adolescentes que se encontram em situação de vulnerabilidade sócio-econômica, abrangendo a faixa-etária dos três aos dezoito anos. Os atendimentos são realizados na OSICOM e a supervisão ocorre semanalmente na WP, na abordagem Cognitivo-Comportamental. Em relação à supervisão, ela ocorre em grupo, o que faz com que aprendamos com os casos dos colegas e possamos utilizar dicas para situações futuras com nossos próprios pacientes. As atividades realizadas durante o estágio são triagens, psicoterapia individual e grupal de crianças, adolescentes, pais dos mesmos e funcionários da instituição. Através da realização deste estágio, mantém-se contato com psicólogos, pedagogos, professores e assistentes sociais. Mediante esta experiência foi possível colocar em prática todas as atividades propostas, cumprindo com a expectativa de ter contato com todas as faixas-etárias, bem como o desenvolvimento de variados grupos com propósitos diferentes. Por meio deste, foi oportunizado praticar diversas técnicas e aprender a postura esperada para um psicoterapeuta Cognitivo-Comportamental. Durante o ano, foi desenvolvido habilidades em relação ao manejo com os mais variados tipos de psicopatologia e prognósticos. Ademais, o trabalho com pessoas que possuem condições sociais adversas proporcionou uma grande aprendizagem. Outro fato de extrema importância para o crescimento profissional foi o de exercitar o contato com professores e pedagogos devido à necessidade peculiar que o atendimento infantil traz. A realização de triagens também foi uma ótima experiência e, sobretudo, um momento de acúmulo de conhecimento, visto que é o primeiro contato com o paciente e deve ser um momento em que se colhem muitas informações para o tratamento, logo aprimora a técnica de entrevista. Quanto à realização dos grupos, foi interessante trabalhar em duplas (terapeuta e co-terapeuta), pois possibilitou trocas sobre cada encontro efetuado. Os seminários foram momentos de aliar as vivências da sessão a novos conhecimentos sobre a teoria, ajudando em algumas possíveis dificuldades que estejamos encontrando em um caso ou em uma técnica. Por fim, foi de grande valia a realização deste estágio até o presente momento, considerando que a aprendizagem está de acordo com as expectativas iniciais.