[2009] Posto de Saúde Unidade Central – Gramado

DADOS DE IDENTIFICAÇÃO

Local: Posto de Saúde Unidade Central

Cidade: Gramado

Tipo de estágio: Profissional I e II

Estagiários em 2009/II: Daniela Manique da Silva e Flávia Bolognesi/ Emails: danimanique@hotmail.com e flavia.bolognesi@yahoo.com.br

Equipe: profissionais das áreas médicas, odontológica, enfermagem, psicologia.

Psicólogo Responsável: João Batista dos Santos e Francisco Alex Pereira

Carga Horária: 16 horas no local

Possui reuniões de Equipe: Sim, dependendo da necessidade.

Possui seminários: Sim, vinculando somente estagiário e supervisor.

Abordagem: Psicanálise e Cognitivo-Comportamental.
APRESENTAÇÃO DO LOCAL

A equipe responsável pelo estágio é formada por dois psicólogos, mediante consentimento do secretário de saúde, havendo contato regular com os respectivos supervisores locais e com os responsáveis pelos agendamentos dos atendimentos na recepção.

A população atendida abrange crianças, adolescentes e adultos de ambos os sexos, os mesmos podem marcar consultas independente de haver um encaminhamento médico, pois a política utilizada na instituição é de uma agenda aberta onde todos possam ter acesso ao serviço de psicologia.
No que diz respeito às atividades desenvolvidas, atualmente são realizados atendimentos clínicos individuais com supervisões semanais abrangendo o aprofundamento de cada caso e as possíveis intervenções com os pacientes. Também, em breve iniciaremos a participação no grupo de gestantes, já existente no local.

Referente às aprendizagens oportunizadas no estágio: estarmos diante de pacientes, com a proposta de atendê-los sozinhos, colocando em prática o que aprendemos nas disciplinas.
Dentro da abordagem psicanalítica, poder observar os fenômenos de transferência e contratransferência, além de observar que de alguma forma estamos contribuindo para a ressignificação do sujeito.

Na abordagem cognitivo-comportamental é sempre um desafio a busca pelo entendimento das crenças que o sujeito possui, bem como quando o paciente se dá conta de seu funcionamento e de suas crenças, iniciando a sua recuperação através do processo terapêutico.
Um ponto positivo de estar realizando o estágio profissional neste local é em relação à demanda, que nos permite acompanhar diversas faixas etárias e seus diversos contextos, englobando assim diferentes realidades.

Vale acrescentar que estamos em constante aprendizado, pois aprendemos com nossos pacientes, na troca com os supervisores, nas leituras e isso com certeza refletirá nas próximas sessões e em nossa formação como psicólogos(as).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *