[2010] APAE – Igrejinha

DADOS DE IDENTIFICAÇÃO

Local: APAE

Cidade: Igrejinha

Tipo de estágio: Profissional

Estagiários em 2010/II: Daniela Cristina Muller – danielamuller@yahoo.com.br

Equipe: Multidisciplinar

Psicólogo Responsável: Karina Conrado

Carga Horária: 16 hora semanais.

Possui reuniões de Equipe: Se sim, qual a frequência? Sim. As reuniões ocorrem semanalmente. A estagiária não participa das reuniões.

Possui seminários: Não.
APRESENTAÇÃO DO LOCAL

No estágio profissional realizado na APAE de Igrejinha as informações normalmente são repassadas pela psicóloga do local, Karina Conrado. O foco principal é o atendimento psicológico dos alunos que freqüentam a instituição. A partir disso é feita uma discussão entre os técnicos para saber a opinião de cada um sobre aquele aluno. Após a discussão é marcada uma entrevista inicial com os pais para então dar inicio ao atendimento com os alunos. As informações dadas pelos professores também são de grande importância, pois são com eles que os alunos passam grande parte do período em que estão na instituição.
A equipe técnica da instituição é composta por uma estimuladora precoce, uma fonoaudióloga, uma psicomotricista, uma terapeuta ocupacional, um fisioterapeuta, uma pedagoga, uma assistente social, uma psicóloga e uma estagiária de psicologia. Os alunos ainda contam com atendimentos mensais com psiquiatra e neurologista. Também tem atividades fora da escola, como equoterapia e hidroterapia. Na APAE também são desenvolvidos projetos como: culinária, horta, informática e aulas de dança.
No inicio do estágio foi possível analisar os arquivos dos alunos para saber sobre a história da família e o histórico de atendimentos com que o aluno já havia sido beneficiado. Também foi possível observar a rotina dos alunos na sala de aula e durante as atividades realizadas no pátio da escola, como também conversar com os professores e equipe técnica a respeito do desenvolvimento do aluno ao longo dos meses. As conversas com a assistente social foram de grande ajuda, pois me ajudou a ver como era a vida familiar das crianças, não pelas informações que os pais passaram, mas sim pela visão de uma profissional da escola.
Os pais foram convidados a virem até a escola para conversar com a estagiária de psicologia a respeito de seus filhos e também sobre o funcionamento familiar, e então foi dado inicio aos atendimentos clínicos psicológicos.

O estágio nessa instituição foi de grande aprendizado, conhecimento em áreas diferenciadas, possibilitando uma visão diferenciada de todas as atividades que são realizadas em uma escola especial. Ocorreram muitas trocas de experiências com a equipe multidisciplinar e grande crescimento profissional.

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