[2010] CESEP – Centro de Serviços em Psicologia – Taquara

DADOS DE IDENTIFICAÇÃO

Local: CESEP – Centro de Serviços em Psicologia

Cidade: Taquara

Tipo de estágio: Profissional

Estagiários em 2010/II: Camila Oliveira (camila_oliveira@faccat.br); Isabel Martni Zonta (isabelmartini@hotmail.com); Josinéia Lemos Vasconcellos (josineia.vasconcellos@gmail.com); Jaqualine de Jesus (jaqueline_jesus@hotmail.com); Karla Rafaela Haack (karla@faccat.br);

Michele Fernanda Haack (michehaack@hotmail.com)

Equipe:

1 coordenadora e supervisora Sistêmica;

1 supervisor Cognitivo-Comportamental;

1 supervisora em Psicologia Social Comunitária;

1 supervisor em Psicologia do Trabalho;

1 supervisora em Orientação profissional;

1 supervisor em Psicodiagnóstico;

2 secretárias.

Psicólogo Responsável: Mariana Boeckel

Carga Horária: 16hs EPI e 20hs EPII, distribuídas da seguinte forma:

Possui reuniões de Equipe: Sim, uma vez por semana.

Possui seminários: Sim, semanal.
APRESENTAÇÃO DO LOCAL

O CESEP propõe-se a oferecer atendimento psicológico tanto aos alunos e funcionários da instituição, como também à comunidade economicamente desfavorecida de Taquara e Vale do Paranhana. Disponibiliza os seguintes serviços: psicoterapia individual, de casal e familiar, grupos terapêuticos e de apoio, psicodiagnóstico, orientação profissional, consultoria a empresas, palestras na comunidade, além de atividades acadêmicas, incluindo oficinas, congressos, eventos científicos. O Serviço-escola oferece estágio de Psicologia para estudantes da graduação com os referenciais teóricos sistêmico, cognitivo-comportamental e social comunitário. Dentre os maiores aprendizados alavancados pelo estágio no CESEP é o contato com seus supervisores, todos altamente capacitados e disponíveis para facilitar a profissionalização dos estagiários. Outro aspecto marcante é o aprendizado a partir da sala de espelho, Através dele observa-se a prática clínica em triagens, aplicação de testes, atendimentos individuais e de famílias, consultorias dos supervisores nos atendimentos individuais, atendimentos com auxílio de equipes atrás do espelho, além da troca entre estagiários e supervisores de um mesmo caso. Cabe salientar, também, o exercício profissionalizante permeado pelos diferentes espaços além da clínica, como pesquisa, extensão comunitária, grupos etc.Os estagiários Profissional I e II optam pelas abordagens Sistêmica ou Cognitivo-Comportamental para os atendimentos individuais ou em grupo, para tal realiza-se supervisão semanal.Partindo disso, todos os estagiários realizam as seguintes atividades:
– Triagens;

– Psicodiagnóstico;

– Psicoterapia individual ou em grupo de acordo com a abordagem;

– Psicoterapia de família com uso do espelho – como co-terapeuta ou como equipe;

– Supervisão e seminários semanais de acordo com a abordagem;

– Intervenções na comunidade;

– Palestras na comunidade;

– Participação e incentivo a cursos de capacitação, seminários, congressos, eventos científicos em geral;

– Realização de pesquisa científica;

– Observação, na sala de espelho, de atendimentos realizados por supervisor;

Por tratar-se de um espaço voltado para a aprendizagem dos alunos do curso de psicologia o CESEP tem se revelado uma fonte inesgotável de aprendizado e experiência profissional. Proporcionando aos alunos que lá atuam capacitação, aperfeiçoamento e desenvolvimento profissional e pessoal.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *