[2009] Fórum – Taquara

DADOS DE IDENTIFICAÇÃO

Local: Fórum

Cidade: Taquara

Tipo de estágio: Estágio Profissional

Estagiários em 2009/II: Ana Caroline Sari Vieira (vieira.anacaroline@gmail.com) e Caroline Hoff Dominguez Bogado (hoffdominguez@hotmail.com)

Equipe: Compõe-se de uma psicóloga voluntária responsável pelo setor, que supervisiona as estagiárias. No momento são duas estagiárias voluntárias, duas estagiárias profissionais, além de mais três psicólogos formados que atuam através de trabalho voluntário.

Ainda, compõem a equipe a Juíza da segunda vara da Infância e Juventude Drª Angela Martini e a Pretora da terceira vara de Execuções Criminais e Juizado Especial Criminal – JECrim Drª Maria Inês Couto Terra

Psicólogo Responsável: Carmen Lícia Couto Linden CRP07/12879

Carga Horária: 18 horas

Reuniões de Equipe: Segundas-feiras 14h30min ás 16h40min.

Seminários: Mensais.

 

APRESENTAÇÃO DO LOCAL

No local de estágio a responsável é a psicóloga Carmen Lícia Couto Linden, mas tem-se o contato regular com Juíza e Pretora. A população atendida pelo local é toda pessoa com encaminhamento da Juíza Drª. Angela Martini da 2ª Vara, da Pretora Maria Inês Couto Terra ou através de solicitação dos responsáveis pelas instituições de abrigamento ou Conselho Tutelar, que precisar de acompanhamento psicológico, como casos de adolescentes e crianças em Medida de Proteção, adolescentes em Liberdade Assistida, mulheres vítimas de agressão doméstica e casos de drogadição. Também atendimento a crianças / adolescentes com dificuldades de relacionamento com seus pais e/ou responsáveis legais, crianças / adolescentes que sofreram ou sofrem abuso psicológico e/ou físico, e/ou sexual e que se encontram nas mais variadas situações de risco. Crianças / adolescentes em processo de desabrigamento, para retornar à família ou para viver um novo momento fora do abrigo, além das crianças / adolescentes abrigados com dificuldades de relacionamento na Instituição. Em relação à Escola, crianças / adolescentes com dificuldades de relacionamento e com dificuldades de aprendizado por questões emocionais. Além de acompanhamento de disputa de guarda e habilitação à adoção. As atividades realizadas pelas estagiárias são atendimentos psicológicos, supervisões semanais com as entrevistas dialogadas em grupos e/ou individuais, seminários mensais sobre assuntos ligados aos atendimentos e aos acompanhamentos psicológicos realizados, elaboração de pareceres. Enfim, a aprendizagem obtida para o futuro profissional é bastante enriquecedora, pois podemos entrar em contato com situações e exigências do dia-a-dia do psicólogo, inclusive em relação à questões éticas necessárias para a profissão. Embora, o setting terapêutico seja diferenciado, e a demanda judicial, a experiência acadêmica é extremamente rica, e passa longe de ser apenas um estágio na área da psicologia jurídica, além do que a própria já se faz interdisciplinar na Comarca de Taquara isto é muito característico e nos faz “circular” pelas demais áreas da psicologia, como família, social e saúde.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *