[2010] APAE – Três Coroas

DADOS DE IDENTIFICAÇÃO

Local: APAE – Três Coroas

Cidade: Três Coroas

Tipo de estágio: Estágio Profissional II

Estagiários em 2010/II: Anderson da Silva Greff (anderson.greff@hotmail.com)
Sinara Tatiane Cardoso (sinaratatiane@ibest.com.br)

Equipe: Psicóloga, Assistente Social, Neuropediatra, Psicopedagoga, Pedagoga, Fisioterapeuta, Fonoaudióloga, Terapeuta Ocupacional, Diretora e Professores.

Psicólogo Responsável: Vera dos Passos Ebling

Carga Horária: 16 h

Possui reuniões de Equipe: Sim, semanais e mensais.

Possui seminários: Não.
APRESENTAÇÃO DO LOCAL

A APAE da cidade de Três Coroas funciona como uma clínica que conta com diversos profissionais, como duas Psicólogas, Assistente Social, Neuropediatra, Psicopedagoga, Pedagoga (Coordenadora Pedagógica), Fisioterapeuta, duas Fonoaudiólogas, Terapeuta Ocupacional, Diretora e Professores, que estão em constante especialização. A escola atende à crianças do município de Três Coroas, portadores de necessidades especiais, Deficiência Múltipla; Paralisado Cerebral; Condutas Típicas. Com a finalidade: Educacional; Classe Especial; Educação de Jovens e Adultos; Clínico-Terapêutico; Oficinas Pedagógicas e Informática. A bebês e crianças pequenas (0 a 3 anos) com atraso no desenvolvimento ou em risco para isso, devido a fatores emocionais, afetivos, e/ou orgânicos (prematuridade, paralisia cerebral, síndromes em geral, entre outros), a APAE oferece o serviço de Estimulação Precoce. Aos alunos da Rede Regular de Ensino que se encontram com algumas dificuldades, sendo encaminhados pela equipe da escola onde estudam, através de uma ficha de avaliação, a escola realiza também atendimentos especializados. Estes entram em uma fila de espera, quando chegado sua vez, são chamados, realizam então avaliações com a equipe multiprofissional desta entidade. Juntam-se os pareceres de todos os profissionais, assim acabada a avaliação, é entregue como retorno a família e a escola que a solicitou. Tem prioridade, neste atendimento, as crianças pequenas e os casos mais graves, se houver necessidade de um atendimento clínico na escola aguardará na lista de espera. A escola oferece às crianças com dificuldade no aprendizado das escolas de Três Coroas, atendimento no laboratório de aprendizagem no turno inverso. Este trabalho é realizado em parceria com as escolas do município, sendo os alunos encaminhados pela instituição em que estudam, através de um relatório. Atualmente a escola tem cerca de noventa alunos matriculados, entre crianças, jovens e adultos, que variam de zero a quarenta anos. As atividades realizadas pelos estagiários de Psicologia são: Observação de atendimento individual ou em grupo, que consiste em acompanhar o atendimento psicológico, realizado por uma psicóloga da instituição a pacientes, que podem ser crianças, adolescentes ou adultos, bem como de grupos. Atendimento psicológico individual ou em grupo, sendo estes de base clínica e podem ocorrer de acordo com as necessidades percebidas. Observação de avaliação inicial, que dá um perfil da condição emocional e pedagógica através do uso de testes psicológicos. E de outras avaliações que podem ser realizadas no decorrer do percurso dos atendimentos na APAE, o que auxilia para novas propostas para o aluno, dentro ou fora da entidade. Triagem, entrevistas psicológicas, de natureza clínica, com o objetivo dados de identificação, bem como da história de vida do entrevistado e seu desenvolvimento, visando o encaminhamento para serviços psicológicos ou a outros necessários. Acolhimento, espaço de escuta aos pacientes, pais e/ou cuidadores. Observação de entrevista com pais, realizada pela psicóloga da instituição ou pela equipe multiprofissional. Entrevista com pais, a fim de coletar informações importantes para a realização do atendimento ao paciente. Observação de reuniões gerais com pais, administradas por integrantes da direção da instituição ou convidados. Reuniões com pais, quando solicitado, participações em reuniões entre os pais e a instituição. Atendimento a grupo de pais, juntamente com a equipe, no projeto que ocorre aos sábados pela manhã, uma vez ao mês, tratando de assuntos de interesse dos mesmos. Orientações aos familiares e/ou responsáveis, com orientações aos pais, irmãos e familiares no geral, oferecidas de forma individual ou grupal. Participação de estudos de casos em parceria com demais membros da equipe técnica. Participação de reuniões semanais com equipe multiprofissional, o setor de psicologia, em parceria com a equipe, discute cada caso, pensando o paciente de forma a englobar todos os seus aspectos. Avaliações e encaminhamentos terapêuticos a outros profissionais. Atendimento a grupo de Estimulação Precoce, com trabalho direcionado a cuidadores, grupo de cuidadores, cuidadores e crianças, crianças e grupo de crianças. Estas aprendizagens oportunizadas são muito enriquecedoras para o futuro profissional dos estagiários de psicologia, sendo que as habilidades para exercer estas atividades devem estar em constante desenvolvimento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *