Contorno da seção

  • interha

     

    Grupo de Pesquisa

    INTERHA - INTERAÇÃO HUMANO-ANIMAL

  • Histórico

    O INTERHA tem por objetivo desenvolver estudos relacionados à compreensão e impacto da relação humano animal sobre o desenvolvimento infantil e outros estágios do ciclo de vida humana. Para tanto, há interesse nos fatores ligados ao comportamento humano e dos demais animais que afetam esta interação sob a perspectiva da Etologia, Antrozoologia e Psicologia Evolucionista. Destaca-se, como apoio teórico-metodológico, a base biológica do comportamento e a aplicação de metodologia observacional para instrumentalizar e apoiar nossas pesquisa. Desde 2009, o INTERHA passou a desenvolver terapias e atividades mediadas por animais em Saúde Mental, Educação e área de Habilidades sociais. Em 2010, o Grupo desenvolveu estudos sobre a temática da “Gratidão: Filogênese e Ontogênese” em associação com acadêmicos e professoras associadas ao grupo de pesquisa.

  • Acadêmicos Integrantes

    Acad. Andrize Dias Minussi (Bolsista)
    Acad. Celso Roberto Waschburger (Bolsista)
    Acad. Augusto Dias


    Pesquisadores Associados

    Profa. Pós-Dra.Carmen Gomes
    Profa. Ms. Paula Grazziotin Silveira
    Psic. Daniela Manique da Silva
    Psic. Caroline Hoff Dominguez Bogado
    Psic. Vanessa Marmitt
    Psic. Michele Haack
    Psic. Karla Rafaela Haack

  • Projetos de Pesquisa Finalizados

    - Repercussão da Terapia Mediada por Animais sobre o Comportamento Pró-social em Criança Institucionalizada: estudo de caso
    - Apego com Animais e o Desenvolvimento de Empatia em Adolescentes
    - Caracterização dos Praticantes de Equoterapia do Centro Gaúcho de Equoterapia.
    - Influência da Terapia Mediada por Cães para o Desenvolvimento de Empatia em Crianças Institucionalizadas
    - Apego entre Casais Sem Filhos e seus Animais de Companhia

  • Projetos de Pesquisa em Andamento

    - Gratidão: filogênese e ontogênese
    - Validação de Instrumentos de Mensuração da Relação Humano-Animal para o Português.
    - Motivações para a Ruptura do Vínculo: o abandono animal (Problema de saúde pública nos centros urbanos).
    -Terapia Mediada por Animais e Comportamento Social de Crianças Institucionalizadas.
    - Intervenção Mediada por Animais em Portadores de Deficiência Intelectual na APAE – Taquara

  • Trabalhos apresentados em eventos científicos

    1

    HAACK, Michele; FARACO, Ceres. Caracterização dos praticantes de Equoterapia do Centro Gaúcho de Equoterapia. In: XVII Congresso de Medicina Psicossomática.

    FARACO, Ceres. Terapia mediada por animais e Saúde Mental: um programa no Centro de Atenção Psicossocial da Infância e Adolescência em Porto Alegre. In: XVII Congresso de Medicina Psicossomática.

    2

    HAACK, Michele; FARACO, Ceres Caracterização dos praticantes de Equoterapia do Centro Gaúcho de Equoterapia. In: 6º Salão de Extrensão Feevale.

    3

    HAACK, Michele; FARACO, Ceres. Caracterização dos praticantes de Equoterapia do Centro Gaúcho de Equoterapia, In: Salão de Iniciação Científica PUCRS.

    MOSSMANN, Aline Daniele Colombo.; FARACO, Ceres. Influência da terapia mediada por cães para o desenvolvimento de empatia em crianças institucionalizadas. In: Salão de Iniciação Científica PUCRS.

    HAACK, Michele, ANDRIOLA, Rossana, Haack, Karla Rafaela; FARACO, Ceres. Validação da escala de atitude com animais. In: Salão de Iniciação Científica PUCRS.

    4

    SANTOS, Tatiane Incerti, HAACK, Michele, FARACO, Ceres. Terapia mediada por animais e comportamento social de crianças institucionalizadas. In: VII Mostra de Iniciação Científica FACCAT.

    MOSSMANN, Aline Daniele Colombo, FARACO, Ceres. Influência da terapia mediada por cães para o desenvolvimento de empatia em crianças institucionalizadas. In: VII Mostra de Iniciação Científica FACCAT.