[2009] CAPS – Centro de Atenção Psicossocial – São Francisco de Paula

DADOS DE IDENTIFICAÇÃO

Local: CAPS – Centro de Atenção Psicossocial.

Cidade: São Francisco de Paula.

Tipo de estágio: Profissional.

Estagiários em 2009/II: Juliana Carvalho Reis – juzinha_jcr@yahoo.com.br

Equipe: Psiquiatra, Psicólogos, Psicóloga voluntária, Enfermeiro, Assistente Social, Técnico em Enfermagem, Massoterapeuta.

Psicólogo Responsável: Anelise Prestes.

Carga Horária: 18 horas

Possui reuniões de Equipe: Sim, uma vez por semana nas quartas-feiras.

Possui seminários: Algumas vezes, durante as reuniões de equipe.
APRESENTAÇÃO DO LOCAL

Os responsáveis pelo estágio são os dois Psicólogos presentes na instituição. Mas existe uma troca de informações e percepções com todos os membros da equipe, ou seja, Psiquiatra, Enfermeiro, Assistente Social, Técnico em Enfermagem, Massoterapeuta e Psicóloga voluntária. Para supervisão temos o tempo usado na reunião de equipe que é de 4 horas ou ainda um momento agendado com os psicólogos, dependendo da demanda e das dúvidas que ocorrerem. Nesse ponto todos são bem flexíveis, deixando o estagiário bem a vontade para poder conversar sobre os casos em atendimento.

O público-alvo do CAPS são na maioria pessoas adultas residentes no município de São Francisco de Paula, com transtornos do humor e transtornos decorrentes do uso de dependência de álcool e outras drogas. Crianças e adolescentes que os pais e / ou responsáveis estejam em atendimento no CAPS, recebem tratamento psicoterápico. Porém algumas crianças e adolescentes estão sendo atendidas vindo encaminhadas de escolas e também do conselho tutelar.

As atividades realizadas são bem variadas, indo da atuação clínica até o trabalho com grupos e oficinas. Os profissionais também se revezam em uma escala para fazer os acolhimentos, todos os profissionais podem fazer os acolhimentos, que são feitos individualmente e tem duração de 50 minutos, por ser o primeiro contato. Nos acolhimentos é preenchida uma ficha com dados demográficos e também sobre o problema que trouxe o paciente a atendimento. Os atendimentos individuais têm uma duração de 40 minutos, os grupos e oficinas em torno de 1hora e 30 minutos. Atualmente são realizadas quatro oficinas, desenho, escrita, culinária e exercícios físicos. Existem também grupos de alcoolistas, drogaditos e um grupo de mulheres.

Durante o estágio fica claro o quanto as técnicas se misturam e o quanto é importante conhecer todas elas, isso ajuda muito para o futuro, pois nos dá uma base para lidar com os mais diversos tipos de pacientes com os mais diferentes transtornos. Além disso, conseguimos desenvolver melhor algumas habilidades para melhor nos adequarmos ao contexto de um serviço de saúde pública. As dificuldades em conseguir materiais para as oficinas, o sentimento impotência frente a diversas situações, a frustração, aprendemos a ter paciência. Por outro lado, desenvolvemos mais nossas competências, descobrimos que temos outras, um exemplo disso, é a criatividade, a flexibilidade, a força de vontade. Conseguimos nos colocar no lugar do outro e mostrar para ele o que faz, porque faz dessa forma e assim ajudá-lo a melhorar ou a entender seu problema.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *