[2010] Cesep (Psicologia Comunitária) – Taquara

DADOS DE IDENTIFICAÇÃO

Local: CESEP e E.E.F.Calisto Eulálio Letti

Cidade: Taquara

Tipo de estágio: Básico II

Estagiário em 2010/II: Laís Duarte (laiss_du@yahoo.com.br)

Equipe: Professora Laíssa Eschiletti Prati e Diretora da Escola, Indira César.

Psicólogo Responsável: Laíssa Eschiletti Prati

Carga Horária: 4 horas semanais.

Possui reuniões de Equipe: Sim, uma vez por semana no horário das 9 ás 12 horas (CESEP).

Possui seminários: Não.

 

APRESENTAÇÃO DO LOCAL

O CESEP é o Centro de serviços de psicologia da FACCAT que disponibiliza aos alunos do curso de psicologia oportunidades de estágios curriculares. No semestre II/2010, o CESEP optou por oferecer ao aluno estagiário ênfase em diversas áreas da Psicologia como Psicodiagnóstico, Psicologia do trabalho e Comunitária que foi a ênfase que escolhi para estagiar. O CESEP é composto por professores que além de prestarem atendimento ao público também supervisionam os alunos, sendo assim responsáveis pelos estagiários. A população atendida no local é a população carente com pouca renda que não tem condições de pagar um serviço particular. No caso da ênfase em comunitária, nós estagiários do CESEP atuamos nos inserindo em alguma comunidade onde há uma certa demanda, agindo e ajudando nos problemas trazidos por esta comunidade. A comunidade escolhida para estagiar é uma escola situada num bairro carente de Taquara e o público escolhido é uma turma da educação infantil na faixa etária dos 5-6 anos onde o plano de intervenção é trabalhar desde cedo questões gerais de prevenção relacionado á violência abordando vários aspectos como respeito ao próximo, cuidados, entre outros. As atividades que já foram realizadas com a turma foram no primeiro encontro um desenho da família, que foi pedido para eles desenharem para assim poder conhecê-los e saber que demanda eles trariam. Como em todos os desenhos apareceu um cão de estimação, resolveu-se trabalhar então algo de prevenção relacionado aos cães pedindo no segundo encontro para eles montarem com sucata um cão e levarem para casa. Assim no próximo encontro houve um relato de como foi essa experiência de cuidar e conversar sobre cuidados como não mal tratar. Já no terceiro encontrou após relato de experiência dos cuidados com o cão, a atividade feita foi de cada um desenhar com giz no chão do pátio da escola seu cachorro e assim cada um contar como cuida de seu cão, o que se deve ou não fazer e respondendo perguntas que eles traziam sobre cuidados. No próximo encontro a idéia é então continuar trabalhando com o tema cão e fazer máscaras deste para eles usarem e se comportarem como cão dando volta pela escola para ser discutido depois como eles se sentiram como cães e o que gostaram ou não, levantando algumas perguntas sobre cuidados, de acordo com o que eles relatarem da experiência. Na abordagem comunitária não há um plano de intervenção que seja fixo, está sempre em mudança de acordo com a demanda. Porém o objetivo, o foco é continuar trabalhando as questões de prevenção com a turma e as atividades serão realizadas de acordo com os resultados trazidos por eles. Através deste estágio pude conhecer na prática como é a inserção do psicólogo na comunidade, como é a recepção nesta e os desafios que nela apresentam além de ser um ambiente onde se tem a oportunidade de vivenciar a realidade da comunidade conhecendo aspectos não tão evidentes na clínica. O aluno tem essa oportunidade de ver a realidade com seus próprios olhos assim sendo mais fácil de entender o que naquele local se sente, se vive, se necessita, se presencia para um melhor entendimento da demanda. Com essa ênfase aprendi como me inserir na comunidade, e como se trabalha com a escuta da demanda desta se colocando no lugar e respeitando diferenças. Com a supervisão semanal no CESEP o conhecimento fica mais rico e o aluno tem uma grande base de aprendizado através da troca de idéias e acompanhamento do supervisor podendo ser discutido o ponto de vista, tendo sua opinião sempre sendo respeitada fornecendo assim uma troca positiva de aprendizado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *