[2009] Lar de Idosos – Igrejinha

DADOS DE IDENTIFICAÇÃO

Estagiária em 2009/ II: Juanita Aparecida Rolim (juanitarolim@faccat.br)

Equipe: um enfermeiro, três técnicos em enfermagem, uma cuidadora, duas cozinheiras, duas auxiliares de limpeza e um gerente.

Psicólogo Responsável: Não há presença de psicólogo.

Carga Horária: 4 horas semanais

Possui reuniões de Equipe: Sim

Freqüência: Ocorre 2 vezes por mês, ou quando necessário. Com os enfermeiros ocorre quando o enfermeiro padrão convoca, ou com toda a equipe quando pedida pela gerente.

Possui Seminários: Sim

Freqüência: Quando ocorre, a gerente da instituição convoca a todos os funcionários para que os mesmos participem.

 

APRESENTAÇÃO DO LOCAL

Este estágio básico II é desenvolvido em uma instituição que busca atender a pessoas que necessitam de algum tipo de auxilio, principalmente clínico, mas tem como foco as pessoas idosas, onde a principal população atendida se caracteriza de idosos com Alzheimer, diabete, problemas cardíacos e fraturas, e a idade pode variar conforme cada caso. Para que os mesmos sejam bem atendidos, a instituição possui uma equipe de enfermagem, de cozinheiras e limpeza, preparadas para atender as demandas, e com a qual o estagiário tem contato. É desenvolvido com os idosos um momento de socialização com os estagiários, no qual existe a possibilidade de diálogos, com a troca de informação e conhecimento, no qual é oportunizado um espaço individual e em grupo para que assim os idosos possam colocar seus medos, desejos, angustia, mas também entre eles para que todos possam compartilhar estes sentimentos. O estagiário também participa de momentos onde já existe uma atividade de rotina planejada pela instituição, como no caso do café da manhã, lanche, roda de chimarrão e almoço. Entre outras atividades, que podem variar conforme o dia da semana, possíveis de serem acompanhadas pelo estagiário de psicologia estão o culto e a missa, com a presença do padre e pastores responsáveis, que ocorre no primeiro sábado de cada mês. Também há possibilidade de participação nos momentos de visita, avaliando a maneira de como cada idoso se comporta diante do momento de visita, como os parentes dos idosos interagem com o mesmo. Assim poderá desenvolver trabalhos com seus internos e particularidades, citadas anteriormente. Com a equipe poderá utilizar técnicas, através de dinâmicas, palestras ou disponibilizando um momento para que estes profissionais possam colocar suas angústias, decepções e problemas, de forma clara e objetiva, e tendo a oportunidade de se expressar livremente. Com a família dos idosos internados o estagiário pode ter momentos de acolhimento, trazendo para a família os sentimentos que os idosos expressam, como no caso da morte ou de serem abandonados, e com isso trabalhar a importância da visita e de um convívio maior com os idosos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *