[2012/2] APAE Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Campo Bom

DADOS DE IDENTIFICAÇÃO

Local: APAE Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Campo Bom

Cidade: Campo Bom

Tipo de estágio: Básico II

Estagiários em 2012/II: Mirian Clair de Oliveira ( mirianoliveira13@hotmail.com)

Equipe: 1 diretora, 1 vice-diretora que acumula a função de assistente social, 1 coordenadora pedagógica, 2 psicólogas, 2 fonoaudiólogas, 1 fisioterapeuta, 1 neurologista pediátrico, 1 psiquiatra, 9 professores.

Psicólogo Responsável:  – Claudia  Janine  Trieweiler  CRP- 07-06756

Carga Horária: 4 horas.

Possui reuniões de Equipe: A equipe possui reuniões semanais e uma reunião mensal.

Possui seminários: Participa seminário Regional das APAES, Seminário da psicologia realizado no mês setembro. Seminário interno sobre síndromes.

 

APRESENTAÇÃO DO LOCAL

A PAE Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Campo Bom. Entidade de caráter filantrópico, que tem como finalidade reabilitar pessoas portadoras de necessidades especiais. Oferecem serviços á nível escolar, que vai desde á pré-escola até educação de jovens e adultos. Atendimentos clínicos com serviço social, neurológico, psicológico, fisioterapia e fonoaudiologia. É necessário ser residente em Campo Bom (RS), ser portador de atraso no desenvolvimento ou possuir deficiência mental e/ou múltipla, auditiva e/ou distúrbios psiquiátricos associados.

Atualmente, como estagiária, compareço ao local as quintas-feiras pela tarde e participo como observadora dos atendimentos individuais feitos pela psicóloga, onde tenho a oportunidade de assistir as técnicas e abordagens utilizadas pela psicóloga, assim como a identificação das patologias.  Após os atendimentos, participo das reuniões de equipe, que ocorrem semanalmente, às 15:30 hr cada especialidade e às 16hs e 15 min toda a equipe. Nelas são discutido estudos de casos e encaminhamentos. E mensalmente uma reunião geral com todos da escola/ APAE, onde são discutidos assuntos de ordem geral, avisos e parte administrativa. Nas  reuniões tenho oportunidade de aprender mais sobre a vivência prática dos  profissionais as patologias dos alunos, assim como os conflitos gerados com as crises específicas de cada aluno. Através desse estágio, tenho adquirido novas aprendizagens, conhecimentos sobre a rotina dos alunos com necessidades especiais.

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