PROFESSORA MARIANA RETORNA DE PERÍODO DE ESTUDOS NA ESPANHA
Nos últimos dias a comunidade acadêmica tem se alegrado com o retorno da professora Mariana Boeckel, que passou quatro meses na Espanha, realizando parte de seu Doutorado junto à Universitat de València. Mari, como é carinhosamente chamada por alunos e colegas, deu seu relato sobre esta significativa experiência no exterior:
“Através do Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE - CAPES), tive a oportunidade de estudar na Universidade de Valência - Espanha, mais especificamente, no Departamento de Psicobiologia, no grupo de pesquisa sobre Violência e Saúde coordenado pela Profa. Dra. Manuela Martínez Ortiz. De janeiro ao final de abril de 2012, acompanhei as atividades e rotinas deste Programa de Pós Graduação. A temática de minha tese vai ao encontro dos estudos desenvolvidos pelo grupo de pesquisa da Dra. Martínez: a violência conjugal e os impactos nas mulheres e nas crianças. Esse grupo desenvolveu uma grande investigação com mulheres vítimas de violência conjugal, da qual resultou uma vasta base de dados. Ao longo desses meses, uma das minhas principais atividades foi analisar interessantes resultados e, como consequência, produzir dois artigos científicos. O primeiro artigo refere-se aos impactos da violência, da depressão e do TEPT no comportamento das mães para com seus filhos(as). Já o segundo contempla as repercussões da violência, da depressão e do TEPT na satisfação conjugal. Além disso, tive a oportunidade de acompanhar avaliações neuropsicológicas no Hospital Clínico Universitário, assim como assistir aulas da disciplina de Psiconeuroimunologia. Nelas, mais uma vez, reafirmei minha crença de que somos psicobiológicos, de que corpo e psique são indissociáveis e, enquanto psicólogos, devemos atentar permanentemente para essa realidade. Acompanhar a rotina dos pesquisadores nesse departamento foi riquíssimo! Sem dúvida, grande crescimento acadêmico e cultural foram os pontos altos dessa experiência!"
A Coordenação de Curso dá as boas vindas à docente, que em breve estará retomando as suas atividades junto às disciplinas do Curso oportunizando aos acadêmicos desfrutarem dos conhecimentos advindos desta rica experiência.