Fotos 2015

2015. 01

04 de março – Aula Inaugural

Ocorreu na última quarta-feira dia 04 de março de 2015 a Aula Inaugural de Psicologia do primeiro semestre com o tema: “Perícia Psicológica no Abuso Infantil: Perspectivas, possibilidades e desafios”. A aula foi ministrada pela Dra. em Psicologia e perita criminal, Luiziana Souto Schaefer.

 28 de março – “Psicologia em Cena”

No dia 28 de março de 2015 ocorreu a primeira edição do “Psicologia em Cena”, um evento promovido pelo NIAP que busca a interação acadêmica através da aquisição de novos conhecimentos e do entretenimento. Durante o evento o renomado Psicanalista João Luiz Costa Ribeiro realizou comentários analíticos referente ao filme: “Elsa e Ferd – um amor de paixão”. Logo após a incrível experiência, tivemos um delicioso almoço de confraternização.

 11 de abril – Curso de  Extensão: Psicodrama

No dia 11 de abril de 2015 ocorreu no Campus da FACCAT o curso de extensão “Psicodrama” ministrado pelo Dr. Marcio Geller Marques – Psicólogo, Psicodramatista IDH/RS, Doutor em Esporte e Rendimento, Professor do Curso de Psicologia da FADERGS e da Faculdade Sogipa. O palestrante trouxe para a formação acadêmica momentos de teoria e prática sobre uma das técnicas da Socionomia, o Psicodrama. Geller trouxe que o ser humano é um ser dotado de espontaneidade-criatividade. No entanto, na sociedade, que possui conservas culturais e as quer conservar, o indivíduo pode perder esta capacidade diminuindo seu potencial de criação, por isso utilizam-se técnicas de dramatização para desenvolver o que foi “perdido”.

 23 de abril – Assembléia do NIAP

No dia 23 de abril de 2015, no Auditório da FACCAT ocorreu a Assembleia do NIAP (Núcleo de Integração dos Alunos da Psicologia), que ocorre de dois em dois anos, um momento oferecidos aos alunos para que possam expor novas ideias, questionamentos, insatisfações e satisfações em relação ao curso e a instituição. Além disso, tivemos a eleição da nova chapa do NIAP.

12 de maio – Visita Técnica à CASE

No dia 12 de maio de 2015, os alunos da disciplina de Psicologia Jurídica realizaram uma vista técnica à CASE – Centro de Atendimento Socioeducativo de Novo Hamburgo, sobre orientação da Professora Vivian Lago. Durante a visita os acadêmicos tiveram a oportunidade de conhecer o espaço, além de trocar experiência com os profissionais do centro e alguns internos.

16 de maio – “Oficina de Currículo Lattes”

No dia 16 de maio de 2015, no Campus da FACCAT, foi realizada a Oficina de Currículo Lattes, uma promoção do NIAP juntamente com a Coordenação do Curso de Psicologia. Essa foi ministrada pelo Professor Thomás Gomes Gonçalves, que auxiliou os participantes na teoria e prática na hora de montarmos um currículo.

23 e 30 de maio – Curso de Extensão: “Psico-Oncologia”

Nos dias 23 e 30 de março de 2015 ocorreu no Campus da FACCAT o curso de extensão “Psico-Oncologia”, ministrado pelo Professor Mateus Luz Levandowski e seus auxiliares Cristiano de Oliveira e Lucas Poitevin Bandinelli. Esse trouxe grandes aprendizados na área oncológica e qual o papel do psicólogo ao trabalhar com pessoas diagnosticadas com câncer. O evento foi dividido em dois sábados, dia 23 foram abordados temas como: sintomas e transtornos psicológicos relacionados ao câncer, ricos e vulnerabilidade, depressão, ansiedade, espiritualidade, prejuízos cognitivos e problemas sexuais. Já no segundo momento, dia 30, foi destinado à prática na sala de espelhos do CESEP, na qual os alunos puderam ter a experiência fictícia de atender pacientes oncologia.

02 de junho – VIII Mostra de Estágios

Ocorreu no dia 02 de Junho, a VIII Mostra de Estágios do Curso de Psicologia, um momento importante de troca que auxiliá na escolha do local de estágio.
O evento contou com a presença de expressivo número de estagiários, que puderam apresentar aos demais colegas suas experiências de estágios e locais em que foram realizados, através de seus trabalhos. Nesse mesmo dia ocorreu a reunião de estágios, na qual os alunos puderam tirar suas duvidas referentes a sua modalidade, sendo disponibilizado a estes, a relação de locais de estágios, referentes a cada cidade.

 

10 de junho – Intervalo Psi: “Psi in Love”

Na véspera do Dia dos Namorados, 10 de junho, à noite, o romantismo tomou conta do intervalo na FACCAT. O Núcleo de Integração dos Alunos de Psicologia (Niap) promoveu o Psi in Love, evento que já está se tornando tradicional nesta data do ano. A atividade ocorreu entre o bloco D e E, onde os estudantes se reuniram no intervalo das aulas. 
Ao som de música romântica, degustaram algumas guloseimas preparadas pelo Formandos de 2015. Também não faltou um “varal do amor”, onde os interessados puderam pendurar recados e mensagens destinados aos seus “amados”.

11 de junho – Visita Técnica ao IPF – Instituto Psiquiátrico Forense

No dia 11 de junho de 2015, os alunos da disciplina de Psicologia Jurídica realizaram uma vista técnica ao IPF – Instituto Psiquiátrico Forense de Porto Alegra, sobre orientação da Professora Vivian Lago. Durante a visita os acadêmicos tiveram a oportunidade de conhecer o espaço, além de trocar experiência com os profissionais que atuam no instituto.

24 de junho – Trote Solidário – NIAP

No dia 24 de junho de 2015 a presidente do NIAP, Daniele Guidotti e o tesoureiro Ederson da Silva fizeram a entrega dos livros arrecadados no trote solidário para a biblioteca “Amigos do Livro” de Taquara. Todos os semestres os alunos da disciplina Psicologia Geral são contemplados com uma calorosa recepção promovida pelo NIAP, dentre as atividades está o “famoso” trote solidário. Nesse semestre os alunos deveriam arrecadar livros infantis para serem doados à biblioteca, dessa forma estariam livre do “trote”.

30 de junho a 03 de julho – Congresso de Avaliação Psicológica

Entre os dias 30 de junho a 3 de julhos alunos e professores do Curso de Psicologia participaram do VII Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica com o tema “Avaliação psicológica e seus desafios nas diferentes regiões do Brasil”, em São Paulo. O congresso contou com a presença de profissionais e pesquisadores nacionais e internacionais e com a apresentação de cursos, conferências, mesas-redondas e painéis, destinados a alunos, professores, pesquisadores e profissionais da área. Visando ao desenvolvimento da avaliação psicológica, ao compartilhamento de informações e ao atendimento das demandas particulares de cada região do Brasil, de forma ética e cientificamente embasada, o evento será uma oportunidade para a troca de conhecimentos e o aprimoramento profissional. Diante dessa oportunidade, as professoras Alessandra Rodrigues Jacoby, Maíra Ainhorem Meimes e Vivian de Medeiros Lago apresentaram trabalhos orais e  pôster durante a realização do evento. Foi uma semana de grandes aprendizados, novos conhecimentos e experiências válidas.

02 de julho – Reunião CESEP

No dia 02 de julho de 2015, ao meio dia, professores e estagiários do CESEP – Centro de Serviço em Psicologia, realizaram sua reunião de “despedida” dos estagiários de 2015.1 e de boas vindas aos estagiários de 2015.2. Na oportunidade, além de serem repassados alguns recados, houve também, uma confraternização.

 

06 de julho – Bancas TCC1

No dia 06 de julho de 2015 ocorreu a primeira banca dos Trabalhos de Conclusão de 2015, durante o dia todo o NIAP esteve presente na organização das salas e disponibilizaram o serviço de uma quiropraxista para melhor acolher os acadêmicos nesse momento importante de sua jornada acadêmica.

 

08 de julho – Reunião de Colegiado

Na quarta-feira, dia 08 de julho de 2015, o Diretor Delmar Henrique Backes convocou todos os professores para uma reunião afim de melhorar cada vez mais a qualidade de ensino da Instituição. O Curso de Psicologia não poderia ficar fora dessa, portanto, nossos professores se reuniram para discutir questões institucionais e didáticas. Foi uma noite de muitas discussões, trocas de ideias e aperfeiçoamento do curso.

 

2015. 02

 26 de agosto – Trote Solidário – NIAP

No dia 26 de agosto de 2015 a presidente do NIAP, Melissa Ohana Monteiro Camargo, juntamente com demais integrantes do NIAP realizaram a coleta do material do trote solidário. Todos os semestres os alunos da disciplina Psicologia Geral são contemplados com uma calorosa recepção promovida pelo NIAP, dentre as atividades está o “famoso” trote solidário. Nesse semestre os alunos deveriam fraldas descartáveis infantis para serem doados ao Lar Padilha, dessa forma estariam livre do “trote”.

27 de agosto – Aula Inaugural

Ocorreu na última quinta-feira, dia 27 de agosto de 2015, a Aula Inaugural do Curso de Psicologia da FACCAT. Essa teve como tema: Orientação Profissional: diversidades e possibilidades. Foi ministrada pela Prof. Dra. Marilu Lisboa. Na oportunidade ocorreu a posso do NIAP 2015/2017 e a comemoração alusiva ao dia do Psicólogo.

28 e 29 de agosto – Jornada CESEP

Ocorreu nos dias 28 e 29 de agosto de 2015 a Jornada do CESEP – Avaliação Psicológica: ética e atualizações. Foi a primeira edição da Jornada do CESEP aberta ao público acadêmico e demais profissionais psicólogos. Durante a programação de sexta-feira ocorreu uma oficina de orientação de carreira, apresentação de pôsters e para a Conferencia de Abertura uma palestra com Marilu Lisboa sobre: Trabalho e carreira: transformações  e complexidades. Ao sábado, ocorreram workshops, no período da manhã e a tarde, mesa redonda, premiação dos pôsters e a conferência de encerramento, com o Prof. Dr. Jeferson da Silva Krug e um pocket show.

01 e 02 de setembro – Intervalo Psi Tchê – Formandos

Nos intervalos do dia 01 e 02 de setembro de 2015, a turma de formandos do ano, realizaram um intervalo psi para arrecadação de dinheiro para a formatura. Na oportunidade ofereceram aos acadêmicos da FACCAT muita comida boa, pizza, bolo, churrasquinho, além de um som ao vivo.

18 de setembro – Rodas de Conversa

No dia 18 de setembro de 2015 ocorreu, na cidade de Canela, o segundo encontro do projeto Rodas de Conversa.  A roda teve como temática: Proibicionismo e Violência e como provocadores  do debate Salo de Carvalho e Diogo, com a mediação de Ricardo Charão. A próxima roda ocorrerá  em Novo Hamburgo com o tema : Desafio da Política de Drogas para a área da infância , no dia 14 de Outubro.

19 e 26 de setembro – Psico-oncologia / Módulo II

Nos dias 19 e 26 de setembro de 2015 ocorreu no Campus da FACCAT o curso de extensão “Psico-Oncologia / Módulo II”, ministrado pelo Professor Mateus Luz Levandowski e Lucas Poitevin Bandinelli. O curso teve como objetivo aprofundar o conhecimento e a experiência a cerca do papel do psicólogo no manejo da equipe de saúde e de cuidadores, o suporte à família e aspectos relativos ao luto. Na oportunidade, os alunos puderam vivenciar a prática desse campo de atuação do profissional psicólogo com atividade na sala de espelhos, nas dependência do CESEP.

Setembro – Entrega do “Trote Solidário”

A cada início de semestre os “calouros” de Psicologia participam do “trote solidário”, organizado pelo Núcleo de Integração dos Alunos de Psicologia (NIAP). Neste semestre os alunos deveriam trazer fraldas descartáveis infantis para livrar-se do “trote”. Os novos acadêmicos do curso realizaram a atividade com muito êxito e fizeram a doação da coleta ao Lar Padilha.

Parabéns “calouros” e Niap pelo ato de solidariedade.

20 e 21 de Outubro – #ConexãoFACCAT

O Conexão FACCAT de 2015 teve início na terça-feira, dia 20 de outubro, pela manhã, e finalizou na quarta-feira, dia 22 de outubro, pela noite. O evento contou com a visita de centenas de alunos do Ensino Médio de escolas de toda a região ao campus das Faculdades Integradas de Taquara (Faccat).O evento contou com feira de profissões, visita aos laboratórios dos cursos, atrações culturais e sorteio de brindes, como tablets e bolsas de estudo.

O curso de Psicologia não poderia ficar fora dessa… confiram alguns momentos no #‎ConexãoFACCAT2015‬

27 de Outubro – IX Mostra de Estágios do Curso de Psicologia

Ocorreu no dia 27 de Outubro, a IX Mostra de Estágios do Curso de Psicologia, um momento importante de troca que auxilia na escolha do local de estágio.
O evento contou com a presença de expressivo número de estagiários, que puderam apresentar aos demais colegas suas experiências de estágios e locais em que foram realizados, através de seus trabalhos. Nesse mesmo dia ocorreu a reunião de estágios, na qual os alunos puderam tirar suas duvidas referentes a sua modalidade, sendo disponibilizado a estes, a relação de locais de estágios, referentes a cada cidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *