Aluna da Pós em Dependência Química e Promoção da Saúde tem artigo publicado internacionalmente

O artigoO usuário de crack e a rede de atenção: intervenções no SUS” , de autoria da aluna da Pós-graduação em Dependência Química e Promoção da Saúde da FACCAT, Sílvia Schein, foi recentemente publicado internacionalmente. Conheça o artigo completo, CLIQUE AQUI!

Resumo do artigo:

O consumo de crack tem alarmado a sociedade e os sistemas de saúde em todo no mundo. Mudanças nas políticas públicas têm ocorrido na tentativa de organizar a rede de atenção psicossocial do usuário de crack. A pesquisa “Caracterização da Rede de Assistência a usuários de crack no Vale do Paranhana/RS” mapeou os serviços de atendimento, investigando as intervenções utilizadas e a organização desta rede. O presente resultados referentes a organização dos serviços que compõem o Sistema Único de Saúde e a proposta adotada para o atendimento aos usuários de crack. Através da inserção ecológica, pesquisadores se inseriram nos serviços e acompanharam in loco os profissionais, usuários e as atividades desenvolvidas durante três meses entre o ano de 2011 e 2013. As observações foram registradas em diários de campo que foram analisados qualitativamente. As inserções ocorreram em três hospitais, cinco Centros de Atenção Psicossocial e cinco Unidades Básicas de Saúde de seis municípios que compõem o Vale do  Paranhana/RS. Os serviços investigados pertencem a níveis de atenção diferenciados dentro do sistema de saúde e juntos compõem a
rede de atenção que deve funcionar de maneira integrada, articulada e de acordo com os níveis de complexidade da atenção. Cada serviço tem procurado se adequar às mudanças na estruturação, organização e oferta de cuidado de maneira específica. Há necessidade de capacitação profissional, maior articulação dos serviços, comprometimento e responsabilização pelo cuidado ofertado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *