DADOS DE IDENTIFICAÇÃO
Projeto EBA: Encontros de Bate-Papo com Adolescentes
Saúde.com – Grupo de Pesquisa em Psicologia Comunitária
Faculdades Integradas de Taquara (FACCAT)
Estagiários em 2009/II: André Samuel Strassburger – phantom_andré@yahoo.com.br
Greice Colombo – greicecolombo@yahoo.com.br
Jorge Nei Borba Antunes – jnbantunes@ibest.com.br
Equipe: o grupo de pesquisa é composto pela Profª Laíssa Eschiletti Prati (coordenadora) e os seguintes acadêmicos: André Samuel Strasburger; Greice Colombo; Natália De Barba; Rosiane de Andrade; Sheila de Negri; Jorge Nei Borba Antunes; Karla Rafaela Haack; Roberta Salvador Silva e; Silvia Schein.
Psicólogo responsável: Laíssa Eschiletti Prati.
Carga horária: 4 horas.
Possui reunião de equipe? Sim, semanalmente.
Possui seminários? Sim, eventualmente.
APRESENTAÇÃO DO LOCAL
O Projeto EBA: Encontro de Bate-Papo com Adolescentes está sendo desenvolvido como atividade de pesquisa vinculada ao curso de Psicologia das Faculdades Integradas de Taquara (FACCAT). Adotando referenciais da Psicologia Social Comunitária, tem como coordenadora a Profª Laíssa Eschiletti Prati. Este projeto tem como objetivo possibilitar a construção de hábitos de prevenção ao consumo de drogas; informar sobre atitudes de prevenção a DSTs; e fortalecer as características positivas dos adolescentes. O trabalho é desenvolvido como estratégia de prevenção primária através da educação e promoção da saúde. O Projeto EBA vem sendo realizado com adolescentes na faixa etária de 13 a 17 anos (na sua terceira edição). Neste semestre está sendo realizado em duas escolas da cidade de Taquara e em uma escola da cidade de Três Coroas. A implantação do Projeto EBA envolve os seguintes passos: 1) contato com a escola para a apresentação da proposta; 2) convite aos alunos para participar de um primeiro encontro; 3) reunião inicial com adolescentes para a apresentação da proposta e assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE, pelos pais e pelos adolescentes); 4) Projeto EBA propriamente dito (seis encontros, abordando temas como esteriótipos, drogas, sexualidade e autoestima); 5) reunião de avaliação e fechamento que acontece na FACCAT. As atividades foram desenhadas a partir da escolha dos próprios adolescentes com base nas suas necessidades. São usadas técnicas dinâmicas para abordagem dos temas tais como vídeos, jogos e teatro. O trabalho realizado na escola é avaliado pela equipe do projeto na FACCAT. É importante saber que este tipo de estágio tem utilidade prática na vida do acadêmico de Psicologia, pois possibilita a intervenção na escola (o estagiário participa intensamente dos seis encontros assumindo a coordenação de um deles) e, posteriormente o desenvolvimento de habilidades de pesquisa e redação de projetos e artigos científicos. Neste segundo objetivo estão inseridas as habilidades de investigação bibliográfica e práticas de pesquisa participante com a finalidade de produzir materiais científicos. Aqui está o diferencial de participar de um grupo de pesquisa.