[2009] Escola Padre Réus – Sto. A. da Patrulha

DADOS DE IDENTIFICAÇÃO

Estagiária em 2009/II: Marilani dos Santos Bernardes

marilani.santos@terra.com.br

Responsável Local: Sinara Hnszel (Orientadora Educacional)

Carga Horária: 4 horas semanais

Reuniões de Equipe: Ao final de cada trimestre, ou mensalmente, dependendo da necessidade.

Seminários: Participações fora da escola

 

APRESENTAÇÃO DO LOCAL

No local de estágio a equipe diretiva e a orientadora educacional são as pessoas com quem se mantém contato regular. Algumas vezes é conversado também com alguns professores da escola. O local atende alunos da educação infantil à 8ª série do ensino fundamental, bem como a modalidade EJA (Educação de Jovens e Adultos). Observa-se a escola nos seus três turnos de funcionamento, sendo que o contato maior é com uma turma de 7ª série (turno da manhã), que possui alunos entre 12 e 15 anos, de ambos os sexos. São adolescentes em sua maioria bastante ativos e inquietos. Atualmente estão sendo realizadas observações, em diferentes momentos, principalmente nessa turma, bem como levantamento de informações e pareceres com a equipe diretiva, orientadora e professores. Procura-se investigar também, na medida do possível, o histórico familiar desses alunos. Já houve uma interação com a turma, um bate-papo, onde algumas perguntas foram respondidas. O plano de intervenção está sendo construído e se pensa em trabalhar com dinâmicas de grupo, confecção de painéis, discussão em grupo, avaliação das atividades. O estágio está oportunizando aprendizagens para a Psicologia Escolar, um enfoque pouco conhecido, havendo poucos profissionais trabalhando; nas escolas públicas é um profissional que não existe, infelizmente. O trabalho de observação é rico, pois proporciona reflexões acerca da contribuição do psicólogo naquele local. Poder identificar demandas vem sendo um ótimo exercício, assim como a busca de material de apoio para aporte teórico. A escola é uma instituição que retém uma infinidade de interações, relações interpessoais, num exercício diário que requer manejo e atenção. Percebe-se que a presença do psicólogo na escola é a de alguém que anda junto, ajudando a tecer essa grande teia. Identificar possíveis demandas e possíveis maneiras de intervenção traduz a intenção desse estágio, o que aprimora nossas habilidades de observação e reflexão sobre o papel do psicólogo no local. Acredita-se que, quanto mais contato pudermos ter com as pessoas nos nossos locais de estágio, mais vamos aprendendo, em diferentes contextos e demandas, o exercício da psicologia, um desafio que está começando e que ainda nos proporcionará valiosas experiências.

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