DADOS DE IDENTIFICAÇÃO
Aluna: Aline Ghesla (alineghesla@gmail.com)
Equipe: a diretora coordena a equipe que é formada por 8 professores, 1 assistente social, 1 fonoaudióloga, 1 musicoterapeuta, 1 psicóloga, 1 fisioterapeuta, 1 terapeuta ocupacional, 1 neurologista, 1 psiquiatra, 1 merendeira, 1 serviçal, 1 serviços gerais, 2 motoristas, 1 professor de capoeira, 1 auxiliar de secretaria e 1 secretária.
Psicólogo Responsável: Alice Manzoni Zanchet
Carga Horária da instituição: No turno da manhã a partir das 07h30min ás 11h 30 min e no turno da tarde das 13h 15min ás 17h 15 min.
Possui reuniões de Equipe: Sim, semanal, sendo separado entre equipe técnica e professores.
Possui seminários: Sim, mensalmente.
APRESENTAÇÃO DO LOCAL
A equipe que é responsável pelo estágio se remete a psicóloga da instituição e a direção da escola.
O atendimento que é realizado pela instituição inicia desde bebê até a idade adulta, com atividades específicas para cada idade, buscando sempre o desenvolvimento global, a socialização e interesse dos alunos em sala de aula, desenvolvendo a área cognitiva com atividades em formato de oficinas. Atualmente atende cerca de 90 alunos/pacientes de 0 á 60 anos.
As atividades que são realizadas pelo estagiário no local de estágio é participar das reuniões de equipe técnica, podendo assim conhecer um pouco mais de cada caso e situação que é atendido na instituição, bem como participar de alguns atendimentos individuais que acontecem entre os alunos-pacientes e a psicóloga, tendo assim vivência no atendimento e acompanhamento de pessoas com deficiência, podendo reconhecer dificuldades e maneiras de lidar com as questões que eles trazem.
Participar das reuniões de grupo que acontecem semanalmente, tendo como objetivo o momento de troca entre as pessoas do grupo, de atividades que foram realizadas na última semana, os alunos que trabalham colocam suas vivências do mercado e são trabalhados alguns assuntos relevantes que são levantados pelo grupo.
As atividades planejadas pelo estagiário são de realizar semanalmente com os grupos atendidos, atividades que lembrem o ambiente organizacional, com dinâmicas de grupo e discussões em que precisam trocar idéias e dividir tarefas, buscando integração entre os alunos, com o objetivo de deixar o ambiente organizacional mais familiar e propiciar uma melhor integração entre os alunos. Outra atividade planejada é a de inserção de um aluno atendido pela instituição no mercado de trabalho, seguindo todas as etapas que são exigidas em legislação para este fim, inclusive o contato com a família para auxiliar no processo de inclusão e com a empresa interessada em recebê-lo, bem como realizar todo o acompanhamento do aluno no local de trabalho durante o período de experiência para que se sinta mais seguro e possa realizar de forma satisfatória o trabalho no local.
As competências que estão em desenvolvimento através do estágio na instituição são de atendimento e acompanhamento de pessoas com deficiência, conhecendo as dificuldades e aptidões de cada indivíduo, e seu funcionamento e interação, tanto individual quanto em grupo.
As principais habilidades que estão em desenvolvimento são o atendimento clínico individual e de grupo, podendo vivenciar formas de atendimento e os questionamentos que são colocados pela psicóloga, que fazem com que o paciente reflita e encontre as respostas.
O planejamento de atividades, para serem distribuídas para os grupos executarem, bem como o auxilio para o desenvolvimento da mesma, entendendo a dinâmica grupal.
O acompanhamento do processo de inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho, podendo vivenciar cada momento junto com o aluno e empresa, desde a história de vida e familiar do aluno até a completa e correta inserção do aluno no mercado.
Um raciocínio apurado, também é uma habilidade que esta sendo desenvolvida, tendo visão de possíveis acontecimentos, podendo prever e prevenir situações constrangedoras que possam acontecer na dinâmica organizacional.
Outra habilidade que está em desenvolvimento é a de observação e descrição das atividades que são vivenciadas nos grupos, bem como a elaboração de relatórios e artigos sobre as experiências.